Roadie Metal Entrevista: “Ser baterista de uma grande banda e viajar pelo mundo tem sido meu maior sonho desde os 16 anos”, diz Eleni Nota (Nervosa)

A banda Nervosa anunciou sua nova formação, após as saídas de Fernanda Lira e Luana Dametto. A line up será formada pela guitarrista Prika Amaral, e as novas integrantes Diva Satanica (vocal, Bloodhunter), Mia Wallace (baixo, Hellhammer, Abbath, Triumph Of Death) e Eleni Nota (bateria, Mask Of Prospero, Croque Madame).  Conversamos com exclusividade com a nova baterista, Eleni Nota, que nos contou como foi entrar para uma das maiores bandas brasileiras da atualidade, suas expectativas, o que está fazendo nesse período de isolamento social devido à crise do novo coronavírus (COVID19), sua paixão e inspiração pelo SlipKnot e seu carinho pelos fãs.

Nascida em 1994 em Rodes, Grécia, Eleni Nota iniciou aulas de piano aos 7 anos e aulas de bateria aos 12 anos. Mudou-se para Atenas em 2012 e ingressou no Programa Profissional de Educação Musical LAB. Formada pelo Programa Profissional em 2014, atualmente é baterista da banda Mask of Prospero (metal progressivo / djent) e Croque Madame (pop rock). Foi membro de várias bandas de metal e rock, como Ghost Season, My Inferno, Lightfold, Absense, Smolderhaze, One Notion e Simplefast e já dividiu o palco com Tesseract, The Agonist, Thy Art Is Murder, O Diabo Veste Prada, Wolfheart, Defeater e Diary of Dreams. Também dá aulas particulares de bateria e tem um canal no YouTube onde publica covers de bateria de suas músicas favoritas.

Devo começar parabenizando você por se juntar à banda brasileira Nervosa! Diga como tudo aconteceu.

Muito obrigada e parabéns pelo seu trabalho incrível! Saudações da Grécia a todos os leitores maravilhosos! Bem, a história começou há algum tempo, quando Prika Amaral me enviou uma mensagem no Instagram me perguntando se eu estava interessado em fazer um teste para Nervosa. Ela assistiu felizmente às minhas capas de bateria no YouTube e eu fui uma das candidatas ao trabalho de baterista. Alguns dias depois, minha audição aconteceu e, depois de um tempo, ela me disse que eu sou a nova baterista da Nervosa!

Como você se sentiu quando foi anunciada como baterista oficial?

O dia em que Prika me disse que eu era a escolha final foi uma loucura! Ser baterista de uma grande banda e viajar pelo mundo tem sido meu maior sonho desde os 16 anos. Agora, eu tenho 25 anos e finalmente se tornou realidade. Claro que tive que esperar até o anúncio oficial, então compartilhei minha alegria apenas com minha mãe, minha colega de quarto e minhas duas melhores amigas. Quando chegou o dia do anúncio oficial, foi ainda mais insano! Amigos estavam me ligando o dia inteiro para me parabenizar e recebi inúmeras mensagens nas mídias sociais. No geral, foi um dos dias mais bonitos da minha vida!

Você já conhecia o trabalho da Nervosa? Como se sente em fazer parte de uma banda brasileira?

Sim, eu já era fã de Nervosa! Sendo uma menina tocando bateria, eu os via como modelos devido ao seu curso incrível ao longo dos anos e à sua música e presença de palco. Agora que faço parte do time delas, desejo dar todos os dias a melhor versão de mim para elas e para todos os seus fãs dedicados! Eu faço parte da cena grega do metal há vários anos e adoro isso, mas mal posso esperar para conhecer o Brasil e sua cena musical!

Agora, a banda tem garotas de diferentes países, como você acha que isso pode influenciar a banda nos próximos trabalhos? E como vocês planejam os ensaios?

Considero uma vantagem que todos viemos de diferentes países. Todos temos culturas e origens diferentes e isso expandirá nossos horizontes musicais e trará muitas novas idéias para a mesa. Os ensaios terão que esperar até que seja seguro viajarmos. Devido à situação do Covid-19, tudo fica em espera por enquanto. Mas, enquanto isso, temos muitas coisas para trabalhar até chegar a hora dos ensaios.

Este anúncio aconteceu um momento em que devemos ficar em casa e estar a salvo da pandemia do novo coronavírus. Com esse tempo em casa, você já pensa em compor algo para a banda ou começa a ensaiar as músicas que o Nervosa já tem?

Nós já começamos a escrever novas músicas e eu posso dizer que elas são incríveis! Mas, ao mesmo tempo, cada uma de nós toca as músicas já existentes da Nervosa, a fim de estar mais do que pronta para os ensaios! Falando de mim, devido ao bloqueio total na Grécia, não fui capaz de ir ao meu estúdio e tocar bateria por 2 meses. Então agora que estou tentando voltar à forma, estas músicas certamente me fizeram suar!

Imagino que você esteja ansiosa para começar os shows com sua nova banda, depois que a pandemia terminar …

Eu literalmente mal posso esperar! É uma pena que Nervosa tenha uma nova formação e não podemos sair por um período de tempo. Mas quando tudo voltar ao normal, nós e os fãs estaremos famintos por shows ao vivo e a emoção no palco será a mais intensa possível!

Não sei se você já leu, mas o público masculino fez muitos comentários desagradáveis ​​e sexistas sobre Nervosa. Como você lida com isso?

Sim, eu fui informada sobre isso. Estou em uma posição agradável para dizer que ainda não recebi comentários negativos ou rudes. Até li alguns comentários agradáveis escritos em português usando o Google Tradutor para poder responder a todos adequadamente. Ver esta resposta incrível dos fãs é tão emocionante!

Quais são as suas referências e inspirações como baterista? Vi que você gosta muito do SlipKnot, imagino que o Joey Jordison seja um grande ídolo para você.

Sim, você está totalmente certa! Joey Jordison é a razão pela qual comecei a tocar bateria quando criança. Nunca esquecerei o dia em que descobri o Slipknot. Eu tinha 10 anos, quando um dia eu estava na casa do meu melhor amigo e de repente ouvi uma música vindo do quarto de seu irmão. Era a música “Surfacing” do Slipknot. Eu corri para o quarto dele e perguntei o nome da banda. Desde aquele dia eu sou um grande fã do Slipknot e, aos 13 anos, comecei a tocar bateria. Devido a ter Joey como modelo desde tenra idade, meu estilo de tocar ainda tem muitas semelhanças com o dele. Obviamente, eu construí ao longo dos anos meu próprio estilo original, mas seu núcleo ainda se baseia em parte nas interpretações de Joey. Algumas de minhas outras influências principais são Daniel Erlandsson (Arch Enemy), Luke Holland (Jason Richardson), Anup Sastry (Monuments) e Jukka Nevalainen (Nightwish).

 Nervosa será sua única banda ou você continuará com os projetos que já possui?

Meu projeto principal, até agora, era a banda de metal Mask of Prospero, com quem eu toco há 4 anos e, agora, estamos gravando nosso segundo álbum. Eu realmente não posso responder se vou continuar tocando com eles ou não. Estamos discutindo esse assunto há dias e estamos tentando encontrar a melhor decisão para todos nós. O projeto em que definitivamente continuarei trabalhando é o meu canal do YouTube. Vou continuar fazendo covers de músicas que eu amo e compartilhando cenas ao vivo dos meus shows. Eu sinto que esse canal é meu bebê de certa forma. Eu dediquei tanto tempo, esforço e dinheiro e me sinto tão orgulhoso toda vez que vejo crescer e evoluir. E não seria possível sem Anastasia, Alex e David, minha equipe incrível e talentosa! Em relação à questão das prioridades e devoção, Nervosa é o primeiro nome da lista. Darei a elas 100% do meu tempo e energia e espero ver o que nós quatro podemos fazer juntas!

Obrigado por sua atenção e seja bem-vindo à Nervosa! Você pode deixar uma mensagem para seus fãs brasileiros (e agora, novos fãs)?

Muito obrigada pelo convite e pelo seu tempo! Desejo a todos o melhor! Caros fãs, por favor, permaneçam tão lindos e fortes quanto vocês são. Ame a si mesmo e às pessoas ao seu redor e se apegue à música e às coisas que você ama até que a briga com o Covid-19 termine. Lembre-se de que estamos nisso juntos, então sairemos juntos como vencedores. Fique seguro, saudável e corajoso.

Encontre sua banda favorita