Em meio às incertezas de um 2020 conturbado, no último mês de julho, a tradicional banda alemã de Power Metal Primal Fear lançou seu 13º álbum de estúdio, intitulado “Metal Commando”. Álbum esse que tem se destacado em meio a paradas musicais de todo o mundo, principalmente na Europa, onde o mesmo ficou entre o top 10 em 3 países (Reino Unido, Suíça e Alemanha).

Apesar do bom feedback do novo trabalho, por conta da pandemia do coronavírus, a banda ainda não pôde entrar em turnê para divulgar o mesmo, tendo reagendado todas suas datas marcadas para o próximo ano.

Para falar sobre o novo álbum, e sobre os desafios da banda diante dos transtornos causados pela pandemia, o vocalista Ralf Scheepers deu uma entrevista exclusiva para a Roadie Metal abordando esses e outros assuntos.

Roadie Metal: Fale um pouco do “Metal Commando”, o novo álbum do Primal Fear.

Ralf: Foi um processo de quase um ano de gravações, começando com algumas demos. Nós mixamos em janeiro, o que nos levou 1 ano. A bateria foi gravada na Dinamarca, no estúdio de Jacob Hansen, onde Michael, Mat e Jacob trabalharam juntos para gravar a bateria, Mat gravou o baixo em seu estúdio, as guitarras rítmicas foram gravadas na Suécia no Estúdio do Karlson, a guitarra solo foi gravada no estúdio do nosso engenheiro de som, e eu gravei meus vocais aqui em casa. Mas estamos sempre trabalhando juntos como um time, sempre estamos nos mandando arquivos, é como procedemos nos últimos álbuns, e no fim juntamos tudo e mixamos juntos. É o time perfeito.

Roadie Metal: Como tem sido a recepção dos fãs com o novo álbum?

Ralf: Tem sido ótima, a imprensa tem feito ótimos reviews, estamos felizes por isso, e quando lançamos o álbum as reações aos vídeos foram ótimas. E isso é uma coisa boa, estamos felizes e mostra que estamos no caminho certo, e que as pessoas amam o que a gente faz, porque estamos escrevendo essas músicas dos nossos corações. E estamos felizes de como os fãs estão curtindo.

Roadie Metal: O “Metal Commando” tem alcançado boas colocações nas paradas de sucesso. Vocês atingiram o 4º lugar no Reino Unido, o 6º na Suíça e o 7º na Alemanha. Isso foi uma surpresa?

Ralf: Sim, uma surpresa positiva, porque competimos diretamente com estilos mais populares na Alemanha. Basicamente você não consegue competir com eles, mas nós conseguimos e estamos felizes com isso.

Roadie Metal: Como a pandemia afetou os planos do Primal Fear para 2020?

Ralf: Foi um choque, não pudemos ir para os Estados Unidos, não pudemos ir para a Europa, não pudemos fazer festivais, não pudemos ir para a América do Sul e nem para a Ásia. Então precisamos sentar pacientemente até que se tenha uma vacina. Esperamos que em 2021 os shows possam voltar para que possamos voltar a tocar ao vivo.

Roadie Metal: O que a banda tem feito durante a pandemia? Vocês têm produzido algo enquanto não podem fazer turnês?

Ralf: Estamos trabalhando em coisas separadas, estamos sempre trabalhando com música independente de pandemia. Então estão todos ocupados com música. Não estamos entediados, mas está chato não poder entrar em turnê para tocar em shows.

Roadie Metal: Há alguma possibilidade do Primal Fear fazer um desses shows com “distanciamento social”? Como o Destruction fez na Suíça, ou os shows Drive-In que a Doro Pesch fez?

Ralf: Na Suíça foi uma coisa diferente porque eles fizeram um show ao vivo em frente a um público. Claro, houve algumas restrições onde as pessoas não poderiam ficar muito juntas. Mas streaming, tocar em shows de cinema, em Drive-Ins não é uma coisa para o Primal Fear, porque queremos interagir com os fãs, queremos shows ao vivo. Não nos imaginamos tocando para carros, porque não é assim que é para ser. Entendo as outras bandas que estão fazendo, mas não é uma coisa para o Primal Fear, porque precisamos da energia dos fãs, que é importante para nós.

Roadie Metal: Então, nada de shows online ou “Lockdown Sessions” para o Primal Fear por agora?

Ralf: Não por enquanto!

Roadie Metal: Recentemente, uma banda aí da Alemanha chamada “Feuerschwanz” anunciou algumas datas de shows, você já ouviu algo a respeito disso?

Ralf: Posso até ter ouvido, mas com certeza terá bastantes restrições, onde as pessoas terão que ficar em blocos separados. Eu sei que é um compromisso, mas para mim é um compromisso ruim. Queremos os shows do jeito que eram, mas claro, entendo a razão por trás disso, então nunca falaria que estão “tirando nossa liberdade”. É esperto o que estamos fazendo, mas precisamos ser pacientes e esperar pela vacina, ou esperar que as coisas melhorem.

Roadie Metal: Como está a situação da pandemia na Alemanha? Ainda há o medo de uma segunda onda de contágios?

Ralf: Sim, tanto que os números de casos estão crescendo de novo, apesar de algumas pessoas estarem dizendo que é um cálculo errado, porque está havendo muito mais testes, então por isso que está havendo esse crescimento. Então sempre há dois lados, os dos conspiracionistas e o da ciência, que estão tendo opiniões diferentes. Então eu acho que… não tive nem sequer uma gripe esse ano por causa da máscara, e porque também estou fazendo o distanciamento social, então isso para mim é um sinal de que as restrições estão funcionando.

Roadie Metal: Como você acha que será a industria musical após a pandemia?

Ralf: Espero que as bandas sobrevivam, espero que as casas e os produtores sobrevivam, porque todos queremos voltar com os shows. E espero que os ambientes de shows sobrevivam, porque não é fácil. Algumas bandas, casas e produtores não vão conseguir sobreviver, então rezo e espero que tudo fique bem o mais rápido possível.

Roadie Metal: Como é a relação de vocês com os fãs brasileiros?

Ralf: É ótima, amamos nossos fãs por aí porque eles nos amam também. É maravilhosa a positividade deles, sempre que vamos para aí eles sempre nos apoiam, eles cantam as músicas, cantam as letras. É simplesmente fantástico para a gente.

Roadie Metal: Vocês pretendem se apresentar por aqui depois da pandemia?

Ralf: Sim, o mais breve possível! Iremos passar pelos Estados Unidos, Europa, América do Sul e Ásia novamente, então esperamos voltar o mais rápido possível.

Roadie Metal: Como você acha que o som do Primal Fear evoluiu nesses 23 anos de carreira?

Ralf: Acho que aprendemos bastante! Estamos crescendo juntos como um time, como compositores, como músicos, como equipe, o que é importante para uma banda. Então, é um progresso, e estou orgulhoso por termos chegado onde chegamos. Mas ainda acho que ainda há outros objetivos.

Roadie Metal: Se você fosse escolher uma música do Primal Fear para descrever 2020, qual seria?

Ralf: Seria a música “Hear Me Calling”, do “Metal Commando”, que fala de uma banda em turnê, sentindo falta da família. Essa é uma música que fala sobre as emoções de um músico que estar em turnê. Pois amamos está em turnê, mas também amamos nossas famílias, então as vezes é difícil para gente deixar nossos amados em nossos países, e você está preso em um avião entre Honduras e Colômbia e apenas voar para lá pensando na sua família, e você tem palavras emocionantes. É o que acontece em “Hear Me Calling”. Então esse é o Primal Fear de 2020.

Roadie Metal: Qual a sua mensagem para os fãs brasileiros?

Ralf: Quero agradecer pelo apoio, por gostar das músicas do Primal Fear, obrigado por aparecer nos shows quando os mesmos voltarem. Então quero deixar um muito obrigado por nos apoiarem.