Falar de Rock Progressivo é sempre gratificante, afinal de contas, foi bem lá no início dos anos 90, que através dos LP’s do meu saudoso pai que tive o primeiro contato com esse estilo, e o Yes estava presente.

Apesar de anos na estrada e várias trocas de formação a banda se manteve firme e forte com seu estilo composto por grande e belas obras. Magnification, 19º disco de estúdio é prova disso; é o único álbum gravado como uma banda de quatro integrantes (sem tecladista), e seu último álbum com o membro fundador Jon Anderson nos vocais. Com a saída do tecladista Igor Khoroshev em 2000, a banda concordou em gravar um novo álbum de estúdio com arranjos orquestrais, algo que não faziam desde seu segundo álbum, Time and a Word em 1970. O álbum foi gravado e mixado usando Pro Tools com o produtor Tim Weidner e arranjos orquestrais de Larry Groupéregendo e a Orquestra Sinfônica de San Diego.

Cerca de uma semana após o início do processo de gravação, Weidner convenceu a banda a mudar de uma máquina analógica de 48 trilhas para a gravação digital com ele operando o software de estação de trabalho de áudio digital Pro Tools e Pro Control para mixagem. Ambas as partes descobriram que o analógico se tornou difícil de trabalhar, pois as muitas mudanças nos arranjos durante o estágio de desenvolvimento da música tornaram a edição da fita cada vez mais impraticável.

A orquestra foi gravada em 40 faixas, fazendo com que essas faixas fossem mixadas antes do processo de mixagem principal. Weidner lembrou que as letras e os arranjos musicais mudavam diariamente e cerca de 300 GB de áudio haviam sido gravados na sua conclusão. Quando as mixagens estéreas foram concluídas, a banda concordou em que Weidner usasse as faixas para criar uma nova mixagem em som surround 5.1, o que ele fez com considerável facilidade usando o software. O processo permitiu que ele aproveitasse o espaço e não se deparasse com o desafio constante dos violões de Howe em confronto com a orquestra. A maioria dos efeitos feitos nas trilhas vocais foram feitos com os plug-ins Reverb One e Echo Farm TDM. Em maio de 2001, os vocais, guitarras e overdubs necessários foram concluídos.

“Can You Imagine” apresenta Squire nos vocais principais e Anderson nos backing vocals. Foi originalmente gravado como uma demo em 1981 para o proposto supergrupo XYZ com Squire, White e Jimmy Page.

“In the Presence Of” originou-se de uma passagem que White tocou em um piano no estúdio que Anderson percebeu e desejou desenvolvê-la ainda mais para o álbum. White a inventou “no meio da noite” vários anos antes da gravação.

“Spirit of Survival” é atipicamente sombria e a banda descreve como “muito misteriosa”, particularmente após os ataques de 11 de setembro que ocorreram no dia de lançamento programado do álbum na América do Norte.

O Yes optou neste álbum por não trabalhar com o artista inglês Roger Dean e designou Bob Cesca para projetar a arte. No entanto, a capa mantém o logotipo da banda que Dean projetou originalmente em 1972.

Todas as canções são de Jon Anderson, Steve Howe, Chris Squire e Alan White. Um disco realmente que vale muito a pena, apesar de toda tecnologia, ainda mantém a chama do Yes viva.

Yes – Magnification
Data de lançamento: 10 de setembro de 2001
Gravadora: Eagle
Faixas
“Magnification” 7:14
“Spirit of Survival” 6:01
“Don’t Go” 4:26
“Give Love Each Day” 7:41
“Can You Imagine” 2:58
“We Agree” 6:29
“Soft As a Dove” 2:17
“Dreamtime” 10:46
“In the Presence Of”
I. “Deeper”
II. “Death of Ego”
III. “True Beginner”
IV. “Turn Around and Remember”
10:22
“Time Is Time” 2:07

Formação:
Jon Anderson – vocal principal, guitarra MIDI, violão, vocais de apoio em “Can You Imagine”
Steve Howe – guitarras acústicas e elétricas, backing vocals
Chris Squire – baixo, vocal principal em “Can You Imagine”, vocais de apoio
Alan White – bateria, percussão, piano, vocais de apoio