A discografia do Virgin Steele é repleta de bons álbuns, e por mais que alguns como “Life Among the Ruins” (1993) tenham um direcionamento menos épico, sua base sonora sempre foi formada por climas peculiares e desafiadores.

Nocturnes of Hellfire & Damnation” é uma obra cheia de sentimentos e último álbum a contar com o baterista Frank Gilchriest, que esteve na banda por 27 anos. Aqui o Virgin Steele tentou buscar fórmulas usadas em sua era clássica, mas apesar da produção impecável, alguns trechos soam mais burocráticos que épicos. Isso pode ser reflexo da performance de David DeFeis que já dá sinais de desgaste, o vocalista e tecladista que desde sempre leva a banda nas costas é responsável por praticamente tudo que é composto nestes 38 anos de carreira.

O interessante é que DeFeis foi buscar em seu antigo projeto de Speed Metal, Exorcist, as canções “Black Mass”, transformando-a em “Black Sun-Black Mass” e “Queen of the Dead”, ambas do único álbum lançado, “Nightmare Theatre” (1986), e as repaginou com a cara do Virgin Steele, apresentando-as como duas execuções de um Power Metal bem pegado. Também participou daquele projeto o guitarrista Edward Pursino, que desde 1985 está na banda de DeFeis e, como muitos, faz parte de uma relação menosprezada de guitarristas excelentes do Heavy Metal, que nunca obtiveram o merecido reconhecimento, porém, neste 13º álbum, ele também parece guardar o melhor de si, mas se destaca em solos como os de “Delirium” e “Hymns to Damnation”.

Calma, não pense que “Nocturnes of Hellfire & Damnation” é um álbum ruim, ele tem lá suas qualidades como a boa produção já citada, arranjos bem encaixados sem saturar a atmosfera e canções ótimas como “Persephone” e “We Disappear”, além daquelas do Exorcist que valem muito a pena. Ouvindo o trabalho completo que possui quatorze faixas, você pode encontrar mais coisas agradáveis e até gostar do álbum por inteiro, mas de antemão, “Nocturnes of Hellfire & Damnation” não faz analogia aos tempos áureos do Virgin Steele, portanto, escute-o “desarmado”.

Formação:
David DeFeis (vocais);
Edward Pursino (guitarras);
Joshua Block (baixo e guitarra);
Frank Gilchrist (bateria)

Track list:
01. Lucifer’s Hammer
02. Queen Of The Dead
03. The Darkness Eternal
04. Black Sun – Black Mass
05. Persephone
06. Devilhead
07. Demolition Queen
08. The Plague And The Fire
09. We Disappear
10. A Damned Apparition
11. Glamour
12. Delirium
13. Hymns To Damnation
14. Fallen Angels