A maioria das bandas de power metal versam em suas letras com guerras míticas: tribos de elfos e orcs em guerra, lutando contra dragões com cruzados, até mesmo algumas batalhas históricas abordadas, porém os suecos do Sabaton, no entanto, estão genuinamente interessados em guerra: não o tipo de fada mítica, a mente, mas a guerra real. Emulando abstrações da Segunda Guerra Mundial, combinadas com um conceito baseado no famoso livro chinês de Sun Tzu “A Arte da Guerra”.

O Sabaton é power metal no real sentido do estilo. O vocalista Joakim Brodén soa forte e vigoroso. Riffs e palhetadas são poderosos, rítmicos e esmagadores, criando um cenário perfeito para as histórias sobre glória e honra na batalha. A influência aprimorada dos teclados pode fazer a banda soar relativamente brega e festivo, mas tudo no fim das contas resulta em um power metal com hinos empolgantes, riffs velozes com bateria potente (e balanceada!) e a guitarra melódica criando duelos com o teclado.

Na verdade, isso é basicamente tudo o que você irá encontrar aqui. The Art Of War é tão exemplar do que o power metal soa quando é feito corretamente, é quase consistente demais para ouvir. As letras das músicas são sobre batalhas ou guerras famosas, principalmente baseadas em batalhas da Primeira Guerra Mundial e da Segunda Guerra Mundial ou baseadas no tratado A Arte da Guerra de Sun Tzu. Na verdade, nenhuma das músicas aqui é explicitamente ruim. “Panzerkampf” é o destaque absoluto, descrevendo a posição do soviéticos contra os alemães nos campos de Prokhorovkha. Seu refrão maciço e os riffs massivos em staccato devem ser um dos momentos favoritos ao vivo. Até mesmo a impressionante voz do exército de Joakim adiciona a toda a atmosfera, ou seja, o álbum se torna realmente agradável de ouvir como um todo.

De qualquer forma, eles sabem como trabalhar seus instrumentos, sabem como chegar a alguns refrões memoráveis e sabem como fazer os teclados soarem alegres sem que eles dominem a música. Não é tudo muito original, mas funciona tão bem que temos uma das poucas bandas interessantes de power metal em nossas mãos aqui. Sabaton é uma banda que fundiu o poder do power metal com a habilidade de composição, e por causa disso, eles são um dos maiores exemplos hoje, em um gênero onde a clonagem parece estar acontecendo mais rápido do que em um experimento de pesquisa sobre o câncer.

The Art of War foi lançado em três versões diferentes, uma edição padrão contendo apenas o CD, uma edição em vinil e uma Edição Limitada. A Edição Limitada contém o CD e o livro A Arte da Guerra por Sun Tzu.

Formação:
Joakim Brodén – vocal
Rickard Sundén – guitarra
Oskar Montelius – guitarra
Pär Sundström – baixo
Daniel Mullback – bateria
Daniel Mÿhr – teclado

Faixas:
01. Sun Tzu Says
02. Ghost Division
03. The Art Of War
04. 40:1
05. Unbreakable
06. The Nature Of Warfare
07. Cliffs Of Gallipoli
08. Talvisota
09. Panzerkampf
10. Union (Slopes Of St. Benedict)
11. The Price Of A Mile
12. Firestorm
13. A Secret
14. Swedish Pagans [2010 Re-Armed Edition bonus]
15. Glorious Land [2010 Re-Armed Edition bonus]
16. The Art of War [Pre-Production Demos] [2010 Re-Armed Edition bonus]
17. Swedish National Anthem [Live at Sweden Rock Festival] [2010 Re-Armed Edition bonus]