Fechando o Cronologia da vez, eis que chegamos ao décimo – e até então, último – álbum de estúdio dos alemães Die Apokalyptischen Reiter. Mesmo com dez discos – podendo ser considerado um material bem vasto por muitos – acredito ser quase impossível “rotular” esta banda dentro de apenas um segmento dentro do METAL, visto que, a bem da verdade, eles migram em quase todos.

O disco da vez chama-se Der Rote Reiter (O Cavaleiro Vermelho) e, assim como seus antecessores, é uma mistura de tudo o que se imagina. Temos músicas que inicialmente ingressam nas sombrias melodias do Black Metal, com passagens ríspidas e cruas, transmutando-se, nos versos, para melodias tão pesadas quanto que mais se aproximam de um Death Melódico mesclado ao Hardcore – é o caso de Wir sind zurück, Folgt uns e The Great Experience of Ecstasy, por exemplo, que me soam como uma mistura de Satyricon com In Flames. Brüder auf Leben und Tod vem na mesma pegada, mas com acréscimo de um pouco da atmosfera viking. Até ai, tudo bem – é até coeso – entretanto, destarte disso, em outras canções temos determinadas passagens que fogem totalmente ao conjunto, a exemplo da Auf und nieder (que me lembra Alestorm), Franz Weiss e Ich bin weg (que me lembrou aqueles “Punks Skate” dos anos 90, tipo N.O.F.X., com mais peso claro) e Ich nehm dir deine Welt que claramente lembra o Industrial do Rammstein. Por fim, temos canções que misturam praticamente tudo, metalcore, death metal, new metal e industrial, entre outros, provendo músicas como Der Rote Reiter e Die Freiheit ist eine Pflicht (que parecem com Slipknot), Hört mich an e Ich nehm dir deine Welt (que começa como um Rammstein, e depois progride para um Amon Amarth), Herz in Flammen (que soa como uma espécie de Power/Death Metal) e, pra fechar o disco com chave de ouro, Ich werd bleiben, que não se parece com nada – mas, se for pra parecer, seria uma “vitamina” de Rammstein (de novo) com Doro e uma pitadinha de Slash no solo. O pior de tudo, é que esta “lambança” me soou muito boa, e considero esta uma das melhores faixas do disco. Vai entender né…

Die Apokalyptischen Reiter – Der Rote Reiter (2017)

Die Apokalyptischen Reiter significa, traduzido do alemão, algo como “Os Cavaleiros do Apocalipse”. A banda tem sede na cidade de Weimar, na Alemanha e assinou contrato de distribuição na Europa com a gigante do Metal Nuclear Blast, e na América do Norte com a The End Records.

Die Apokalyptischen Reiter – Der Rote Reiter
Lançamento – 2017
Gravadora – Nuclear Blast

Faixas de Die Apokalyptischen Reiter – Der Rote Reiter:

Wir sind zurück
Der Rote Reiter
Auf und nieder
Folgt uns
Hört mich an

The Great Experience of Ecstasy
Franz Weiss
Die Freiheit ist eine Pflicht
Herz in Flammen
Brüder auf Leben und Tod
Ich bin weg
Ich nehm dir deine Welt
 Ich werd bleiben

Formação atual:

Fuchs (vocal principal, guitarra base)
Volk-Man (baixo, vocais gritados)
Dr. Pest (teclado, piano)
Sir. G (bateria)
Ady (guitarra solo)