Depois de “Highway to Hell” (1979) ter sido um sucesso comercial, o AC/DC já estava com um novo álbum a caminho. Porém, meses antes do lançamento, a banda sofreu o baque de perder o vocalista Bon Scott para uma “intoxicação aguda” e precisou recorrer ao também britânico Brian Johnson para se juntar ao quarteto.

Em 1980 é lançado “Back in Black”, que mostra um AC/DC de fôlego renovado. O disco fez um sucesso estrondoso em todo o mundo e se tornou o segundo mais vendido da história, perdendo apenas para “Thriller” (1982), de Michael Jackson. O motivo para isso fica muito claro ao longo de toda a audição do disco.

Produzido por Mutt Lange – assim como “Highway to Hell” e “For Those About to Rock” (1981) – “Back in Black” poderia ser facilmente uma coletânea do AC/DC, já que a essência do Rock ‘n’ Roll da banda está no disco. A faixa de abertura, a cadenciada “Hells Bells”, com o sino clássico do início, as empolgantes “Shoot to Thrill” e “You Shook Me All Night Long” e o maior hit do disco e um dos clássicos absolutos do Rock, a faixa-título “Back in Black”, com seu riff extremamente marcante, são exemplos do altíssimo nível de inspiração que sempre esteve no DNA do grupo.

Com toda justiça o disco merece ser chamado de Clássico (com letra maiúscula mesmo). “Back in Black” foi só o começo para a fase com Brian Johnson, que proveria tantos clássicos quanto o AC/DC era capaz de proporcionar.

Formação:
Brian Johnson – vocal
Angus Young – guitarra
Malcolm Young – guitarra
Cliff Williams – baixo
Phil Rudd – bateria

Faixas:
01. Hells Bells
02. Shoot to Thrill
03. What Do You Do for Money Honey
04. Givin the Dog a Bone
05. Let Me Put My Love into You
06. Back in Black
07. You Shook Me All Night Long
08. Have a Drink on Me
09. Shake a Leg
10. Rock and Roll Ain’t Noise Pollution