Toda terça-feira trarei grandes bandas do cenário obscuro que lançaram apenas um LP. Terá sido azar, falta de oportunidade ou apadrinhamento, não importa, eles lançaram apenas um play e sumiram.

LETRA K – Kingdom (1970)

Kingdom, banda psicodélica da Costa Oeste, na pesada tradição do Iron Butterfly, combinou riffs de guitarra, sons dramáticos de órgão, solo de Prog Rock e vocais rudes do organista e guitarrista do grupo, Jim Potkey.

O grupo, que também contava com o guitarrista John Toyne, o baixista Ed Nelson e o baterista Gary Varga, tocava no circuito da Califórnia quando foi descoberto pelo DJ Dr. Demento (Barry Hansen), que trabalhava como diretor de desenvolvimento de produtos na “Registros Especiais Associados”. A banda assinou contrato com a Specialty e mudou seu nome para Kingdom.

Sua estreia autointitulada foi lançada em 1970, e o álbum tornou-se um raro para os colecionadores de Prog Rock e Acid Rock até 2001, quando o selo Akarma o relançou em vinil de 180 gramas. Akarma lançou também uma versão em CD no início de 2006.


Formação:
Jim Potkey (vocal, órgão, guitarra)
Ed Nelson (baixo)
John Toyne (guitarra)
Gary Varga (bateria)

Faixas:
01. Waiting, Hesitating
02. Everybody’s Had The Blues
03. Back To The Farm
04. Seven Fathoms Deep
05. If I Never Was To See Her Again
06. Seasons
07. Prelude
08. No Time Spent
09. Have You Seen The Lady
10. Morning Swallow