A banda dinamarquesa Wuthering Heights apresentou no ano de 2004 o álbum ‘Far From The Madding Crowd’, seu terceiro trabalho de estúdio. Desde a primeira audição percebe-se que a banda exala técnica de cada um dos seus componentes, ‘Far From The Madding Crowd’ é um cd muito bem produzido e muito bem executado.

O vocalista Nils Patrik Johansson demonstra ser dono de uma poderosa voz, usando-a com muita técnica e maestria, alternando entre agressividade e melodia com muita precisão. A banda utiliza muitas variações rítmicas e isso se mostra bastante perceptível durante a audição do álbum, vários elementos musicais são utilizados nas composições das onze músicas.

A banda demonstra coesão e domínio sobre o uso de tantos elementos musicais. O CD abre com a faixa ‘Gather Ye Wild’, uma intro com solos de guitarras que junto aos instrumentos aqui explorados se tornam bastante cativantes, prendendo a atenção do ouvinte.

A faixa seguinte, ‘The Road Goes Ever On’ apresenta um começo clássico para bandas de Power Metal, pedais duplos e riffs acelerados embasados em muita técnica. O início acelerado é quebrado rapidamente pela inclusão dos instrumentos propostos pela banda como banjos e flautas, quebras que se mostram latente e característico durante a audição do álbum. Percebe-se influências de bandas como Rhapsody e Blind Guardian na inclusão de instrumentos ‘diferentes’, poucas vezes a inserção desses elementos soam forçadas ou um pouco inesperadas.

 

 

Provavelmente a ideia inicial do grupo tenha sido na mescla como sendo um diferencial que mostrasse características próprias durante a composição das músicas, as técnicas de cada membro são muito bem exploradas, guitarras cativantes, ótimos solos de baixo, baterias bem elaboradas e vocais de extrema precisão para o que pede o instrumental das músicas.

Todo o álbum é enraizado nestas características, e devo comentar que a provável proposta foi muito bem explorada e executada, destaque para as faixas de nome ‘Longing for the Woods’, dividida em três partes. Em ambas as partes o refrão é repetido, embora em ritmos e velocidades diferentes a repetição do refrão faz com que todas as 3 partes grudem da cabeça do ouvinte, principalmente ao fim da audição completa do álbum.

A ótima produção do álbum foi a cargo de Tommy Hansen, com destaque no currículo para a produção do clássico ‘Keepers of the Seven Keys’ do Helloween. ‘Far From The Madding Crowd’ é um álbum interessantíssimo para fãs do Rhapsody Of Fire, Stratovarius, Blind Guardian e afins.

Formação:
Nils Patrik Johansson – vocal
Henrik Fluman – guitarra
Erik Ravn – guitarra, baixo, teclado, backing vocal
Morten G. S’Rensen – bateria
Rune S. Brink – teclado

Faixas:
01. Gather Ye Wild (instrumental)
02. The Road Goes Ever On
03. Tree
04. Longing for the Woods Part I: The Wild Children
05. Highland Winds
06. Longing for the Woods Part II: The Ring of Fire
07. The Bollard
08. Bad Hobbits Die Hard (instrumental)
09. Longing for the Woods Part III: Herne’s Prophecy
10. Land of Olden Glory
11. Lament for Lórien