Eu sempre tive uma curiosidade gigante em descobrir novas bandas, novos músicos, novos projetos, então inevitavelmente eu sempre estou fazendo pesquisas e cavando em busca de algo, vez ou outra alguma coisa escapa ao meu radar mas em outras eu encontro uma pedra preciosa perdida na areia. Recentemente eu falei sobre a banda de metal progressivo Freaky Jelly de São Paulo e eis que por uma conexão de links uma capa em resplendor saltou aos meus olhos, estamos falando do EP “MANIFEST” da banda de rock de Araguari, Minas Gerais, TRÍADE.

Você já ouviu aquele ditado “comer algo pelos olhos“? Algumas capas me fascinam e eu sou quase obrigada a conferir o conteúdo, velha mania de colecionadora de álbuns(risos), as vezes eu me arrependo mas em outros momentos eu encontro um tesouro e TRÍADE funcionou exatamente assim, agradecimentos a Romulo Dias pela arte.
Nova banda encontrada, um novo álbum, e foi preciso ir a fundo na história e conhecer mais, quem seriam estes músicos, qual a proposta, mas para a minha surpresa digamos que esta não é uma banda tão nova quanto parecia, na verdade estamos falando de um projeto renascido de 1979, tempos de Bixo da Seda, Casa das Máquinas, O Terço, A Chave e Made In Brazil, estamos falando de nada menos do que a reformulação do que no passado foi a banda mais antiga de heavy metal de Minas Gerais, a banda RETICÊNCIAS.
O Brasil e suas bandas continuam me impressionando a dez mil quilômetros de distância e mesmo após tantos anos dedicada a ouvir muitas delas é maravilhoso ver um projeto como este ressurgir das cinzas. Eu me lembro de ouvir sobre a banda Reticências após assistir o documentário Ruído das Minas a muito tempo atrás e toda a história do Rock e Metal deste estado vir a tona para mim então que inusitada e satisfatória será esta audição.
O guitarrista José Roberto e o baixista, compositor e fundador da banda TRÍADE, Walley Anjos, foram as bases da banda Reticências de 1979 até algum momento de 1989 quando todos embarcaram em um silêncio causado por novos caminhos na vida destes músicos e trinta anos se passariam antes que Walley decidisse retomar a jornada musical mantendo o conceito da mescla genial e espiritualizada do rock progressivo, classic e hard rock, e é claro, heavy metal.

TRÍADE agora rebate os anos de exílio em um renascimento com um trabalho cintilante e envolvente em uma produção, mixagem e masterização impecável em “MANIFEST” e Walley liberando o ápice artístico de um músico experiente ao lado de uma nova trupe formada por Enéias Hamaguchi nas guitarras, Juninho Silva na bateria e Nilo Martins no vocal. Mas chega de papo e vamos abrir a audição de MANIFEST fora de linha em uma faixa deliciosamente instigante, “Karma” e sua dança genial de elementos progressivos e a vitalidade do heavy metal com uma introdução flamenca de dedilhados que flutua até quebras de tempo sinuosas e solo cortante em linhas vocais de Nilo que muito me lembram Bruce Dickinson em uma fase mais jovem.

Walley ainda se mantém como um músico brilhante de linhas pungentes que fixam na mente como em “Trinity“, acompanhado por esta constelação que fornecem juntos uma atmosfera anestesiante e sólida para esta faixa que funciona perfeitamente.
Passamos a “Thalitá Kum” e o tradicionalismo do hard/heavy ganha vida e Nilo apenas reluz o brilho do metal oitentista nas melhores veias e entregando ao ouvinte junto com Enéias solos hipnóticos acompanhados por vocais ousados com elevações brandas mas corretas.
Duels” encerra o EP com um plano que me lembrou muito o querido André Matos na introdução do vocal e que ao mesmo tempo delinia um momento de solo maciço para Walley que quase exorciza o baixo.

MANIFEST é um convite a letras lidando com o emocional e espiritual de forma quase alucinógena, cheio de grandes momentos e passagens de tempo este EP é uma porta de entrada a uma viagem transcendental que nós apenas podemos aguardar por um embarque definitivo em um full-lenght que eu particularmente aguardarei ansiosa.

Nota: 9/10

Arte da capa por Romulo Dias

Track listing
1 – Trinity
2 – Karma
3 – Thalitá Kum
4 – Duels

Membros da banda
Walley Anjos – Baixo
Enéias Hamaguchi – Guitarras
Juninho Silva – Bateria
Nilo Martins – Vocal

Facebook Oficial |Instagram|Youtube