De tempos em tempos, algumas bandas surpreendem quem está em busca de algo novo para ouvir e com certeza os paulistas do Melanie Klain se encaixam nessa descrição. Criado na cidade de Mococa, o quinteto traz em seu álbum de estreia, “Análise do Caos”, uma série de críticas ríspidas a vários problemas da nossa sociedade.

Assim como as músicas, o encarte é cheio de boas sacadas, como o uso de códigos binários e QR Code, coordenadas, frases “avulsas” e enxertos nas letras de algumas faixas por meio de rascunhos, entre outros detalhes interessantes.

O álbum já começa com uma introdução que ironiza os diversos problemas que temos no Brasil. Em seguida vem “Abençoados Por Deus”, que é quase um complemento da música anterior. A faixa é bem intensa, tanto musicalmente quanto liricamente. Perto da metade, há uma interrupção feita por um monólogo e depois o ritmo fica mais lento, com um solo cheio de feeling que transmite a tristeza causada pelas mazelas do país. As diversas mudanças de andamento são uma amostra da criatividade nas composições da banda.

Melanie-Klain

“Diálogo” vem na sequência com partes mais “grooveadas” e vocais mais rasgados, além de ter novamente mudanças de ritmo, acarretando um momento mais climático com outro trecho falado. A base rítmica composta pela baixista Vick Escudero e o baterista Pedro Bertti funciona muito bem, conduzindo a música de maneira perfeita.

Ao som de sinos de igreja, somos apresentados à “Fé Cega”, uma faixa mais densa e com mais uma inclusão de trechos falados. A letra traz um tom bastante questionador sobre religião e o uso indevido de fragmentos da Bíblia para direcionar os fiéis a ter determinados comportamentos. A faixa seguinte, “Guerra”, traz uma alternância de momentos pesados com outros mais cadenciados e tem uma das melhores linhas de baixo do trabalho.

O Melanie Klain quebra o ritmo do álbum com a melódica “Marcas do Abandono”, que é conduzida inicialmente com violão e voz, tendo o peso de volta perto da metade da música, assim como o vocal rasgado. A faixa “Lavagem Cerebral” me apresentou à banda por estar na Coletânea Roadie Metal Volume 7. A música critica a influência da televisão na vida das pessoas a ponto de se tornarem alienadas. A grande sacada da banda em todo o álbum tem sido as mudanças de ritmo, o que dá contornos mais dramáticos às composições.

Assim como “Marcas do Abandono”, “Cartas de Um Suicida” começa lenta, com alguns trechos falados e depois entra a banda com os vocais limpos alternando com os rasgados e muita agressividade das guitarras.

A cadenciada “Cólera/Nação” dá sequência ao álbum com outra excelente linha de baixo de Vick Escudero. A faixa ganha peso no refrão, mas volta a ser mais lenta no restante do seu andamento, exceto pela parte final, que também tem bastante agressividade. Já “Rede Social” critica pessoas que utilizam a internet para manifestar opiniões baseadas na própria ignorância e gente que se torna artificial demais com o objetivo de parecer “descolado” nas redes sociais.

mkbanda

A faixa-título critica a corrupção no Brasil dos dois lados, tanto com os políticos quanto com o povo, que acaba sem razão de reclamar, já que comete os mesmos erros. Musicalmente, a faixa tem alguns bons solos de guitarra perto do final e um baixo extremamente eficiente.

A última faixa, ”Reflexão”, é o arremate perfeito para este álbum. Em um discurso com um violão de fundo, o vocalista Duzinho explica um pouco o intuito de “Análise do Caos” e faz o ouvinte refletir sobre a corrupção em si, um dos temas que conduziram este belíssimo trabalho do Melanie Klain. Simplesmente genial.

No geral, “Análise do Caos” é um álbum que traz uma banda com muita qualidade em termos sonoros e líricos. O Melanie Klain coloca o dedo na ferida com a excelência que sabemos que as bandas nacionais têm potencial para demonstrar.

Formação:
Duzinho (vocal e guitarra);
Leandro Violla (guitarra);
Chapolim (guitarra);
Vick Escudero (baixo);
Pedro Bertti (bateria).

Faixas:
01 – Intro (Desrespeitável Público)
02 – Abençoados Por Deus
03 – Diálogo
04 – Fé Cega
05 – Guerra
06 – Marcas do Abandono
07 – Lavagem Cerebral
08 – Cartas de Um Suicida
09 – Cólera/Nação
10 – Rede Social
11 – Análise do Caos
12 – Reflexão

Links oficiais:
Site oficial
Facebook
Roadie Metal Assessoria