Ser educada desde pequena com bases musicais sempre manteve minha relação com este universo tão estreita quanto qualquer outra coisa no meu dia-a-dia e definitivamente ganhar o gosto por áreas mais pesadas, variantes, e sempre inconstantes, me manteve com os ouvidos sempre abertos a boa música, e quando todos os fatores me levam a um excelente trabalho então a reação não poderia ser diferente, mais grandiosa ainda quando isso traz todo o peso do Metal sem precisar de muito além da própria instrumentação. Hoje meus ouvidos se voltam para o extraordinário trabalho do músico Iván Ferrús e o enigmático álbum lançado no final de 2017 e divulgado este ano Transcendental Journey’.

Provavelmente, a grande maioria dos leitores esta acostumada aos vocais agressivos e toda a ira que o Metal dispõe em suas cargas vocais, mas certamente deixam de encontrar a verdadeira essência musical por trás de tudo isso. Lembro-me de ouvir em algum momento da minha vida que se os compositores de música clássica do passado pudessem ouvir o que o Rock e Metal criaram durante os anos eles ficariam deslumbrados, e esta é realmente uma verdade, embarcar nesta epopeia sonora nas mãos deste músico espanhol é trazer a superfície a magnificência do que é a música e o espírito de composição em seu estado bruto.

Não será preciso muito para compreender porque este álbum esta sendo citado aqui, apesar de ser instrumental, inicie sua viagem por “Dark Winter Night” e a melancolia que invade o ambiente, possivelmente na escuridão do momento de criação e a profundidade que isso te trará responderá a todas as perguntas de imediato, então passe as pulsantes “N.D.L ” e “Arctic Plains“, o trabalho da guitarra aqui é algo surreal embora simplista em alguns momentos, mas lembrem-se quando eu disse “cada coisa em seu devido lugar” e este é um dom que Iván trabalha com maestria.

The Eagle’s Journey” é literalmente um voo para o infinito, outra faixa incrivelmente absurda em qualidades. O álbum integralmente é ambientalista e remete a mente do ouvinte a uma realidade diferenciada, despertando uma infinidade de sentimentos e sensações e nem por um instante isto se torna entendiante, posso dizer que este trabalho abraça o ambiente ao seu redor e vai levar suas concepções sobre o metal e a música atual a uma esfera completamente diferente.

Tudo soa incrivelmente nítido nesta uma hora do álbum, e faixas como “Atmospheric Art” e “Souls” trazem um peso filosófico dentro de um estilo que muitos pensariam ser impossível.

Eu não poderia finalizar esta resenha sem definir com certeza absoluta a genialidade deste músico e compositor, e certificada do restante de seus trabalhos me resta apenas recomendar fervorosamente qualquer um de seus álbuns, acredite em mim, você estará de frente a um outro universo musical onde o ambiente o seu redor te guiará a uma nova dimensão.

Track listing:

01. Dark Winter Night

02. N.D.L

03. Arctic Plains

04. The Eagle’s Journey

05. Origin to Future

06. The Wind Village

07. Atmospheric Art

08. Infinite Travel

09. Ankh

10. Walkers

11. Souls

Artista: Iván Ferrús

Conheça o músico:

Facebook Oficial