Após alguns problemas com o vocalista Ivan Moody, com álcool e drogas, juntamente com um impasse contratual com a gravadora Prospect Park, o Five Finger Death Punch lançou o álbum “And Justice For None“. Esse, que havia sido gravado e finalizado em 31 de Dezembro de 2016, mas por conta dos problemas já citados, a banda adiou em quase um ano e meio o lançamento, que ocorreu em 18 de Maio de 2018.

Com uma sonoridade inconfundível, a banda sabe se manter no caminho certo. As faixas pesadas estão com todo aquele Groove e agressividade de sempre e, desta vez, a banda arriscou um som mais melódico e acústico em algumas faixas, algo super positivo e que apenas somou no álbum.

Na versão deluxe, começamos com “Trouble“, que já havia sido apresentada alguns meses antes na coletânea “A Decade of Destruction“, lançada pela Prospect Park em Dezembro de 2017. Na faixa, a letra fala sobre problemas, onde mesmo você não procurando, eles vem até você. Na parte musical é bem agressiva, com o refrão mais limpo, bem característico da banda.

Em seguida, vem “Fake” – essa abre a versão simples do álbum – que fala sobre alguém ser falso, que se vangloria sobre seu status mas na verdade não é ninguém e como isso irrita as pessoas em geral. Essa já é agressiva em todas as partes, cantada com raiva mesmo. Nos shows funciona muito bem.

Top of the World” é pesada e tem a letra bastante raivosa também, onde você tenta dar o seu melhor para uma pessoa e só recebe críticas de volta. Seu refrão funciona muito bem e é um dos melhores da banda, no geral. Uma das melhores faixas do álbum.

Em seguida, temos duas baladas: “Sham Pain” e “Blue On Black“. A primeira, mesmo pesada, tem um tom mais melódico e cadenciado, com um violão acompanhando o refrão que dá esse toque de balada para a faixa. A letra fala sobre a situação da banda, sobre como lidar com a fama, os processos que receberam da gravadora e do TMZ, além das críticas pesadas de sites como o Blabbermouth.

A segunda é um cover de Kenny Wayne Shepherd, originalmente lançada em 1998. A pegada mais Country dá um charme para a faixa, que também tem a marca registrada do 5FDP, que sempre sabe adaptar bem os seus covers, vide “Bad Company“. A faixa ainda tem uma versão lançada como single que conta com o próprio Kenny Wayne Shepherd, Bryan May (Queen) e o cantor de música Country Brantley Gilbert.

Voltando com uma faixa mais agressiva, ou melhor, menos melódica, vem “Fire In The Hole“, que tem uma refrão muito bom. O coro harmônico no pré-refrão também funciona muito bem. Mas, convenhamos que é a típica faixa de meio de álbum.

Outra balada segue, “I Refuse” tem sua base no piano, com violões e orquestrações acompanhando o refrão. A letra fala de alguém que se recusa ser esquecido. destaque para o solo acústico bem charmoso.

It Doesn’t Matter” é bastante pesada, cheia de Groove, a cara da banda. Seu refrão é pegajoso e puxado para o lado melódico. Lembra bastante os trabalhos da banda em “War Is The Answer” (2009). Ótima faixa.

O single “When The Seasons Change” é outra balada, bem cadenciada, no estilo de “Sham Pain“, mas com o lado acústico mais em evidencia. A letra fala sobre alguém que enxerga algo de bom em você, que não quer decepcionar a pessoa.

Um clima mais tenso inicia “Stuck In My Ways“, que é uma ótima faixa, mas faltou peso em seu refrão, que parece ter sido gravado em uma bateria eletrônica. A letra parece falar sobre alguém que luta com a culpa, que sabe o que fez de errado e tenta concertar. Destaque para o solo de guitarra que encaminha para o final.

Pesada e agressiva, vem “Rock Bottom”, onde Ivan devia estar com muita raiva de alguém ao escrever a letra, que fala literalmente de estar no fundo do poço e não tem mais nada a esconder.

Acalmando as coisas, chegamos ao cover de “Gone Away“, do Offspring, em uma versão bem intimista e melódica, com o piano dando a melodia com a banda entrando aos poucos. Mais uma vez a banda consegue dar sua identidade para um cover que ficou fantástico.

Já estamos na reta final do álbum e temos “Bloody“, uma faixa que claramente fala sobre o fim de um relacionamento. Tem uma pegada mais alternativa e é perfeita para um dueto com uma voz feminina, talvez Maria Brink do In This Moment, mas não rolou. Ótima faixa que poderia até ser um single.

Você pode até estranhar, mas “Will The Sun Ever Rise” tem uma baita pegada Country, com um refrão pra lá de grudento. Pode ser considerada uma balada, até por que tem a mesma estrutura das outras do álbum. Fecha a edição simples do álbum, o que foi uma boa escolha, tem um clima de final.

Como faixas bônus, temos “Bad Seed” e “Save Your Breath“. A primeira é pesada, mas não agressiva. A letra é bem direta para alguém que não acreditou no sucesso da banda. A segunda tem a mesma pegada, um pouco mais melódica no refrão e agressiva nos versos. É bônus mas poderia muito bem estar na edição simples e, quem sabe até virar single, mas também não rolou.

A produção do álbum continua com a qualidade de sempre, mantendo a identidade da banda e fortalecendo a parceria com o produtor Kevin Churko. Talvez o álbum peque em ter muitas baladas, mesmo sabendo que a banda tinha sempre uma ou duas em seus álbuns anteriores, aqui temos no mínimo cinco. Porém isso não é algo ruim, mas é um ponto que pode não agradar a todos.

Vale ressaltar que esse foi o último trabalho com o baterista Jeremy Spencer, que deixou a banda por conta de problemas em suas costas.

Enfim, mais uma vez a banda mostra sua força em composições bem sólidas e com riffs pesados, mas também com elementos diferentes, violões mais presentes, piano também, isso faz o som se enriquecer e abrir novos horizontes para o Five Finger. Um novo álbum está prometido para esse ano e se a banda continuar nesse caminho, com certeza virá coisa boa por aí.

Formação:
Ivan Moody (vocal, piano);
Zoltan Bathory (guitarras);
Jason Hook (guitarra, vocal de apoio);
Jeremy Spencer (bateria, percussão);
Chris Kael (baixo, vocal de apoio).

Faixas:
01. Trouble (Bonus Track)
02. Fake
03. Top Of The World
04. Sham Pain
05. Blue On Black
06. Fire In The Hole
07. I Refuse
08. It Doesn’t Matter
09. When The Seasons Change
10. Stuck In My Ways
11. Rock Bottom
12. Gone Away
13. Bloody
14. Will The Sun Ever Rise
15. Bad Seed (Bonus Track)
16. Save Your Breath (Bonus Track)