Eu sempre mantive meus ouvidos voltados ao cenário underground independente de onde eu esteja e não poderia ser diferente sobre onde eu estou agora. A Noruega é um conhecido nome dentro do Metal pelo seu berço de bandas com raízes fincadas no Death e Black Metal mas o que esta além disso as vezes é uma incógnita, então se aqui o mainstream do Rock e Metal aqui se concentra no Death e Black Metal então é necessário olhar o que está além disso e descobrir a diversidade de bandas em todos os gêneros brotando em todos os pontos destes gélidos fiordes.

Meus ouvidos hoje se voltam para Bergen – a segunda maior cidade da Noruega – para um lançamento de 2018, o álbum “Neon Sun” da banda Ashowa.

Em uma mescla interessante de New e Doom Melódico que atingiu em “Neon Sun” seu primeiro full length após dois Ep’s, “Defly Hollows” de 2011 e “Transitions” de 2013, o Ashowa surgiu em 2005 nas mãos de Kenneth Nepstad e Andreas Johansen.

A banda começou como apenas um projeto de estúdio, mas logo descobriram que precisavam de mais membros para tocar em shows e Alf entrou na guitarra em 2008 e Jon-Morten no baixo em 2009.  Alguns outros músicos vieram e foram e várias substituições foram feitas até que em 2011 Geir assumiu a bateria e a tripulação se manteve estável. Roland se juntou a banda pouco antes de eles entraram em estúdio para gravar este primeiro álbum “Neon Sun”.

Ashowa garantiu a atenção do público na cena norueguesa, tanto no leste quanto no oeste da Noruega, realizando vários shows e passando por pontos lendários em Oslo e Bergen, tudo os levou a uma primeira turnê na Rússia e na Ucrânia em 2015, onde treze shows foram feitos em quatorze dias e agora estes músicos querem ganhar o mundo.

Começamos falando sobre a arte de capa que é realmente simplista mas que esconde uma banda enérgica e se desenvolvendo em seu próprio ambiente e estilo, fato que pode ser facilmente notado em “Hang On A Second“, pairando entre uma atmosfera crua antes de explodir em gritos com alguma influência de Nu Metal mas expondo uma banda que trabalha a própria identidade. É claro que aquele fator atmosférico clássico as bandas norueguesas está presente aqui e as guitarras são mantidas nesta trama de forma cintilante na solo e potente para a base.

Hydrangea Part 1” também mantém muito destas características mas com linhas vocais mais brandas e limpas em certos pontos, posso dizer sem medo que esta é uma faixa que ganharia um público realmente jovem e pode ser uma chave mestre em shows. Eu realmente gosto das mesclas sonoras que a banda é capaz de produzir, empurrando a faixa por elementos que vão do Heavy Metal e passam por Doom e até Death Metal. “Hydrangea Part 2” completa este pensamento.

Adrenaline” é uma faixa poderosa onde o trabalho das guitarras e bateria se destacam embora seja mais melodiosa, aliás este é um elemento que a banda integrou a sua sonoridade de forma coerente sendo a carta na manda destes músicos.

Hold To Select” segue o padrão e a rede tecida entre todos os instrumentos afastam a ideia do som experimental e as vezes sem experiência, que algumas jovens bandas apresentam, então podemos ver a diferença de uma banda que estava crescendo e subindo a superfície de uma forma feroz que vale a sua audição.

Choma” é uma faixa que tomou a minha atenção pois o instrumental trás um conceito sombrio pareado as linhas vocais voláteis. Fecho o álbum com a faixa título,”Neon Sun“, e aqui a banda apresenta a sua identidade jovial em melódias engenhosas e bem encaixadas aos elementos de peso.

Eu tenho absoluta certeza que isto se trata de um excelente álbum aos fãs de Doom Metal, Nu Metal e possivelmente para muitos outros ouvintes pelos elementos mais obscuros contidos. Esta é a Noruega e suas outras facetas para o Rock e Metal, muitas novas bandas surgindo e crescendo e acredite Ashowa é um destes nomes que você deve conhecer.

Track list:
01. Hang On A Second
02. Hydrangea Part 1
03. Hydrangea Part 2
04. Adrenaline
05. Hold To Select
06. Choma
07. Klone And Textures
08. Neon Sun

Membros da banda:
Kenneth Nepstad: Vocal
Roland Root: Guitarra
Forland Jon-Morten: Baixo
Andreas Johansen: Guitarra
Geir Sjo Myklebust: Bateria
Alf Gunnar Wold: Guitarra