Nita Strauss, a trituradora de guitarra da banda de ALICE COOPER, foi a convidada especial no programa da BBC “The Rock Show com Johnnie Walker” durante o segmento “Deus Rock”. Nita escolheu Steve Vai e declarou sobre sua escolha: ” Steve Vai é meu guitarrista favorito desde que comecei a tocar guitarra e sempre foi minha maior inspiração, não apenas por sua técnica, mas pela alegria e paixão em tocar guitarra. Isso é algo que tento imitar meu próprio jeito de tocar todos os dias, e acho que todos os guitarristas também podem se beneficiar disso. Então, Steve Vai , você é meu deus do rock. “

Em uma entrevista de 2018 para Sweetwater , Nita falou sobre como ela foi inspirada quando adolescente pela atuação de Vai no filme “Crossroads” dos anos 1980. Ela disse: “Quando eu assisti aquele filme, eu estava super na ginástica. Eu era uma alternativa na equipe olímpica júnior – isso é o quão sério eu estava sobre fazer ginástica. No dia seguinte depois de assistir isso, entrei na academia onde eu tinha quando era criança. Digamos que o treino tenha começado às 5 horas. Entrei provavelmente às 5:10, 5:15. Meu treinador olhou para mim como se [batesse no pulso] e eu disse: ‘ sei. Sim, sim, eu sei. ‘ E eu tirei minhas coisas do meu armário e saí, e nunca mais voltei. Tudo o que fiz daquele momento em diante foi tocar violão. Nunca pensei em fazer outra coisa. Eu adorei. Eu era aquele garoto que era praticar todas as horas do dia. Não dava para tirar o violão das minhas mãos. Na mesa de jantar, embaixo da coberta com as luzes apagadas depois de dormir, eu estava sempre tocando. Levar violão para a escola, praticar na hora do almoço … Eu não comecei sendo muito bom nesse instrumento. Todo mundo começa exatamente no mesmo nível, e isso é algo que adoro na música. Ninguém pode fazer flexões por você. Ninguém pode praticar para você. Ninguém pode executar essas horas de balança para você. Ninguém começa melhor do que ninguém. “

Nita também citou Vai como a inspiração para seu single solo de estreia “Pandemonium” , dizendo: ” Steve é realmente a razão de eu ter feito ‘Pandemonium’ . Eu estava tão focada em lançar WE START WARS , minha banda original, e sempre quis fazer um disco solo. Todos os meus heróis são guitarristas instrumentais, mas eu meio que tive aquela sensação de ‘não estou pronto’ – fiquei tipo,Não me sinto o guitarrista que quero ser . Isso se chama apenas medo. O medo não tem lugar no que fazemos aqui. A primeira vez que conheci Vai foi no ‘Generation Axe’ [sua turnê de 2016 com Zakk Wylde , Nuno Bettencourt e Tosin Abasi ]. Steve disse: ‘Estou montando uma compilação de guitarristas. Você estaria disposto a contribuir com uma música para isso? ‘ Eu disse: ‘Sim, com certeza. Eu definitivamente tenho algo. ‘ [Meu namorado / gerente] e eu estávamos indo para o carro e ele disse: ‘Então, você tem alguma coisa?’ Eu disse não. Nenhum palpite.’ [ Risos ] ‘Eu não tenho nada. Eu nem tenho uma ideia. ‘ Mas fui para casa e, nos dias seguintes, formulei o que se tornaria ‘Pandemônio’ e me diverti muito fazendo isso. “

No início do mês, Nita compartilhou “Dead Inside” , sua primeira música nova desde o lançamento de seu primeiro álbum solo aclamado pela crítica “Controlled Chaos” em 2018. A faixa é sua primeira colaboração solo com um vocalista, David Draiman , frontman ícone do rock DISTURBED .