Lean Van Ranna é um vocalista brasileiro, de 43 anos natural de São Paulo que começou a cantar ainda muito jovem em um coral de sua igreja local aos 12 anos de idade. Em meados de 1994, aos 15 anos de idade começou a se interessar por Rock e Metal acompanhando a cena cristã do gênero Hard Rock e Heavy Metal com bandas como Petra, Bride, Whitecross, Guardian, etc… Foi então que, na mesma época, ,conheceu o Power Metal com bandas seculares, na escassez de bandas cristãs do gênero, e então se aproximou de bandas como Angra, Helloween, Stratovarius, etc. Todas essas bandas influenciaram Lean a querer cantar o estilo, então ele começou a estudar canto e praticar as técnicas desses vocalistas que foram sua referência musical no início de carreira.
Lean procurava por uma banda cristã do gênero Power Metal para cantar, mas só conseguiu encontrar em meados de 2003, a banda dElohim que procurava um vocalista para começar o seu projeto de Power Metal.
Lean levou sua primeira composição à banda e gravaram uma demo dela num estúdio local, assim oficialmente em 2003 saiu seu primeiro registro demo gravado da música chamada “Lord’s Day”. Em 2004 Lean gravou 3 faixas com a dElohim, uma acústica, uma Heavy Metal e a outra Power Metal, “The Power of Love”, “The Choice is Yours” e “Don’t Forget Me”. A banda produziu diversos CD’s demo com o título The Choice is Yours com essas primeiras canções e vendiam em seus shows por onde passavam em São Paulo!
Nesse meio tempo, já em 2005 Lean resolveu se mudar para Santiago do Chile, foi onde aprendeu espanhol, mas voltou ao Brasil no ano segunte e as atividades com sua primeira banda. No Início de 2007 Lean deixa a banda dElohim e influenciado pelo filme Rock Star se apaixona de vez pelo Hard n’ Heavy e monta uma banda do estilo chamada Holycost, compondo diversas canções em tempo recorde e em um mês de ensaios passa a se apresentar em festivais locais de sua região.
Foi quando em 2008 Lean recebe um convite da banda Menahem de Prog Metal para ser vocalista de seu primeiro álbum cheio chamado Angels and Shadows. Lean e banda haviam se conhecido ainda na época de seu envolvimento com a dElohim, que havia dividido o palco com a Menahem no extinto Ministério Zadoke, em São Paulo. Na busca por um novo frontman e um álbum em inglês em processo avançado de produção, chamam Lean, que além de vocalista passa a ser parte do processo criativo ajudando a arranjar as linhas vocais de todas as canções e escreve a canção “Ocean of Tears”, uma balada que é um dos pontos fortes do disco Angels and Shadows. Hoje o álbum pode ser ouvido em todas as plataformas digitais.

Em 2009, Lean deixa a banda Menahem disposto a montar seu próprio projeto de Power/Prog Metal e convida músicos dentre os quais o baixista Raphael Dafras (Almah/Edu Falaschi) ainda um músico desconhecido, que se torna o primeiro baixista da banda e ajuda a produzir algumas demos pra banda que no inicio se chamava Southern Lights, mas logo após mudou seu nome para Auryah, que lança seu primeiro single em 2011 chamado “Four Winds”.
Em 2012, Lean passa a gravar covers em seu canal no YouTube, sendo um dos primeiros vocalistas brasileiros a ter projeção com um canal de covers na plataforma alcançando muitos views e likes, como por exemplo com “Carry On”, do Angra, que já ultrapassou a marca de 72 mil views!
No entanto Lean não abandona a música autoral e em 2013 grava o EP Ordem e Progresso com a banda Auryah todo cantado em Português, um Prog Metal produzido pelo guitarrista Vinicius Almeida.
No mesmo ano de 2013 Lean lança 3 singles solo, com uma proposta experimental, um gravado em inglês com trechos em português e até a inclusão de vocais guturais, esse chamado “The Future Will Come”, mostrando versatilidade, um em português chamado “Sangra Alma” e outro em Espanhol chamado “Maestro”, do qual teve uma boa repercussão com o público latino, tocando em rádios latinas de todas as partes da América, rendendo boas resenhas e entrevistas em Espanhol com o músico.
Em todos esses tempos, Lean Van Ranna grava com diversos projetos paralelos e copila suas canções gravadas até então em um álbum cheio juntamente com suas canções solo e o intitula de Maestro, o nome do single em espanhol lançado no final do mesmo ano de 2013.

Em 2014, Lean lança Fora dos Holofotes, um EP solo com canções em português que sobraram das pré-produções da banda Auryah com Vinicius Almeida, cada uma das canções possuindo um Lyric Video, postados em seu canal oficial no YouTube.
No mesmo ano, Lean lança um single com a banda Auryah chamado “Waiting for the Day”, um Power Prog Metal bem Melódico.
Ainda em 2014, o vocalista Michael Sweet, da banda Stryper, assiste um dos covers de Lean para a musica “To Hell With the Devil” do Stryper e fica encantado, postando em suas redes sociais e o convidando para cantar no palco em um de seus shows da turnê brasileira da banda do álbum No More Hell to Pay, o que ocorreu em 6 de dezembro daquele ano, com a banda Stryper, no palco do Carioca Club, em São Paulo, para cantar o seu maior sucesso “To Hell With the Devil”.
Em 2015, Lean passa a participar de alguns projetos e bandas seculares internacionais como músico contratado, como a Masterful:
No Masterful ele escreve algumas das letras com conteúdo cristão, em outras ele apenas interpreta as letras como foi com a banda mexicana Fionn Legacy:
A francesa A Taste of Freedom foi outra, que lhe rendeu um álbum cheio de estúdio, chamado Carved in our Dreams que foi lançado em 2016, tanto em formato físico, quanto em formato digital, estando em todas as plataformas de streaming:
E a Melodius Deite, da Tailândia, que gravou também um álbum cheio de estúdio, chamado Epsode III The Archangels and the Olympians, lançado em 2018, tanto em formato físico, quanto em formato digital, estando em todas as plataformas de streaming:
No final de 2019, Lean Van Ranna recebe o convite da banda mexicana Salem, dos irmãos Samuel Estrada (bateria) e Erick Estrada (guitarra), que posteriormente muda seu nome pra King of Salem e lança o primeiro single, em Lyric Video, intitulado “He Found Me”. Posteriormente, em 2020, lança um vídeo de colaboração com os músicos da banda para o segundo single, “Column of Fire”. Seu terceiro single “Before the End” é lançado no mesmo ano, também em Lyric Video. As 3 canções fazem parte de um álbum cheio que já foi gravado e que será lançado mundialmente agora no segundo semestre de 2022 pela Ms Metal Records, em formato CD físico e em streaming, em todas as plataformas digitais. Atualmente, a formação do álbum conta com mais um músico, o guitarrista Dan Ornelas:
Lean também é vocalista contratado da banda de Power/Prog Metal Raze, que já lançou 2 singles no YouTube e plataformas digitais:
Ainda em 2019, Lean foi contratado pelo músico carioca José Morais e gravou um EP com a banda Clipper de Hard Rock, cantado em português, contendo 8 faixas chamado Vento Sudoeste. O single homônimo foi lançado em 2020. O trabalho será lançado em breve.

Em 2021, Flavio Brandão, do Stratosphere Project, de Power Metal, contrata Lean Van Ranna como um dos vocalistas que cantam em seu álbum chamado Depersonalization, sendo responsável por duas canções.
Já neste ano, devido ao sucesso de sua primeira participação, Flavio o convida mais uma vez para gravar o novo EP LifeStealing Years, do qual dessa vez Lean gravou três canções!
Ainda em 2021, Lean foi convidado pelo tecladista/ vocalista Michel da Luz para gravar a música “To The Ancient Gate”, de seu mais novo EP Passage Through the Ancient Gates, que contou também com as participações de músicos da banda árabe de prog metal Mirath, além de Diogo Mafra (Edu Falaschi) e Aquiles Priester.
https://www.youtube.com/watch?v=97dsQgEc8cc
No final de 2021, Lean retorna com a banda Auryah pra gravar o single “Looking for Salvation”, composição em parceria com o guitarrista Fabbio Prolungatti e o letrista Carlos Nogarolli, que estava engavetada desde 2014 e contou com a participação especial de Jose Cardillo (ex-Eterna), nos teclados. A canção foi lançada em todas as plataformas digitais:
Atualmente Lean, que é apaixonado por Hard Rock desde o filme Rock Star, como citado anteriormente, está gravando um álbum com a banda de Hard Rock/AOR Kin Wagon, que conta com a parceria do guitarrista carioca Yuri Donatti (Silvinho Blau-Blau/ Demach), nas composições dos arranjos. No inicio, a banda se chamava Road to Prize e a princípio seria voltada ao AOR, lançando o primeiro single “All I Want”, em maio de 2021, mas mudou posteriormente o nome para Kin Wagon, porque resolve se enveredar por mais estilos dentro do Hard Rock em suas produções, que incluirão o primeiro álbum. Um detalhe é que apesar de não ser uma banda cristã, possui letras positivas que demonstram valores cristãos em vivências do dia a dia entre outros temas românticos e de auto ajuda, letras essas escritas por Lean Van Ranna em parceria com seu amigo músico e escritor Carlos Nogarolli. O álbum de estreia da banda já está em processo avançado de produção. A banda conta também com os músicos Nilver Pérez, do Peru, nos teclados, o baterista geek Caio Gaona e Anderson Sherman, no baixo que também assina a mixagem e a masterização.
https://youtu.be/dGrOg_ZxdEo
Em 2022, Lean se junta a banda Excalibur, que já está preparando um single para um álbum cheio, que está sendo produzido e em breve estará disponível. O incansável Lean Van Ranna, uma das mais versáteis vozes do Brasil, continuará gravando novos trabalhos em inglês e eventualmente em português, porém começando a investir mais também no público latino. Futuramente Lean tem planos de produzir um álbum todo em espanhol nos moldes de seu single Maestro.
Ainda neste ano, Lean, convidado pelo guitarrista brasileiro Filippe Farias, músico radicado na Flórida, grava o EP do projeto solo de Felippe, chamado Fizuco, intitulado Old Town, que contou com a participação especial do guitarrista Edu Ardanuy (Ex Dr Sin), trabalho que pode ser conferido em todas as plataformas digitais. Confira a balada I’ll be There:
Fonte: Lean Van Ranna
“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
*Disponível apenas para Android“