Já anunciamos por aqui que o novo disco do Jimi Hendrix será lançado no dia 09 de março de 2018. Uma das faixas, o cover para “Mannish Boy”, de Muddy Waters, já foi liberada e deixou os fãs ansiosos para a data. O novo álbum “Both Sides Of the Sky” tem 13 gravações de estúdio feitas entre 1968 e 1970. Dentre essas, 10 músicas nunca foram lançadas. Ele será lançado em vários formatos, incluindo CD, digital e vinil.

Outro lançamento recente foi a música “Hear My Train A Comin”, gravada em Nova York em abril de 1969, pelo site usatoday.com. A composição foi feita em blues original e teve como inspiração um dos grandes ídolos do gênero, Muddy Waters, que era praticamente o herói de Hendrix. Ela foi gravada com o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell.

Mas o que torna esta versão do “Hear My Train A Comin” única é que é uma das últimas músicas que The Experience registraram juntos, em meio a tensão que fervilhava entre Redding e Hendrix. “Havia um subentendimento de que Noel estava querendo ser um artista solo e ser reconhecido por conta própria”, diz John McDermott, historiador de Hendrix que co-produziu o álbum. “Mas quando eles colocavam o foco em uma música ou um show, eles tinham uma tremenda química. É evidente para qualquer um”.

O mal-estar era palpável no estúdio Record Plant naquele dia, e ficou evidente em mais de sete minutos de riffs eletrizantes no Hear My Train. “O que eu amo sobre isso é que você tem um Noel que praticamente lidera a banda, porque acho que ele está ciente de que ele está fora”, diz Eddie Kramer, um engenheiro de gravação que trabalhou em todos os registros do Hendrix até a morte do artista em 1970 aos 27 anos. “Você tem três músicos no estúdio, um pouco de angústia e o baixista que se joga contra Jimi – produziu uma gravação magnífica”.

Mas nem todas as trilhas em Both Sides foram feitas em condições tão tempestuosas. Uma gravação inédita do Lover Man, por exemplo, foi feita em dezembro de 1969 com o novo grupo de Hendrix, Band of Gypsys, com o baixista Billy Cox e o baterista Buddy Miles. Seus colegas de banda gastaram praticamente duas dúzias de takes, e então Hendrix decidiu aliviar o humor intercalando temas da TV para a música.

“Os caras da banda estavam nervosos”, diz Kramer. “Ele fez isso muito solto e muito legal, apenas para que todos pudessem relaxar”.

Adiciona Janie Hendrix, a irmã do rocker: “As pessoas muitas vezes me perguntaram: ‘Como Jimi realmente era?’ Jimi tinha um grande senso de humor. Em Lover Man, ele usou um pouco de Batman e um pouco de Peter Gunn, que foi uma das primeiras músicas que ele aprendeu a tocar. Além disso, em Stepping Stone, ele faz esse tipo de ‘neener neener neener’, que é o que as crianças fazem quando brincam de pega-pega e se divertem. Você ouve a versatilidade de suas músicas tocantes e muito blues, mas as músicas que são feitas de maneira alegre. Eles estão apenas tocando e se divertindo”.

Outras criações notáveis em Both Sides incluem Woodstock, que foi escrito por Joni Mitchell e encontra Hendrix pulando no baixo, opondo-se a Stephen Stills (de Crosby, Stills, Nash & Young); Cherokee Mist, na qual toca guitarra elétrica e sitar; e Things I Used to Do, que pode ser ouvido na íntegra pela primeira vez.

O álbum é o terceiro de uma trilogia de lançamentos póstumos remasterizadas por Kramer, McDermott e irmã de Hendrix, após 2010 da Valleys of Neptune e 2013 de People, Hell and Angels. Em seguida, eles estão buscando mais fundo nos arquivos da família para um novo documentário baseado em torno da aparição de Hendrix no filme Rainbow Bridge de 1971.

É uma honra poder continuar sua missão na vida, que foi para que as pessoas pudessem ouvir sua música”, diz Janie. “Quando eu tinha 6 anos – e Jimi é 18 anos mais velho do que eu – nós dois fizemos uma promessa de cuidar um do outro. Eu, aos 6 anos, pensei que ainda estaria aqui.”

“Meu sonho sempre foi fazer parte de sua história na música e legado, esse ser capaz de fazer isso é o melhor show que eu possa ter”, acrescenta. “As pessoas continuam a ouvir músicas nova e as versões que eles não ouviram antes. Trata-se de educar o público: não apenas as gerações que podem ter experimentado sua música em uma forma de show, mas também jovens que estão surgindo e aprendendo música de verdade”.

Confira aqui a faixa “Hear My Train A Comin” do álbum “Both Sides Of the Sky”: