Existem bandas que poderiam se tornar referência dentro de um estilo, mas que, por fatores diversos da vida, simplesmente não conseguem alcançar todo o seu potencial. Esse é o caso do Caladan Brood e deu seu debut, “Echoes Of Battle”, tema de hoje do Hidden Treasures.

Tendo seu nome, assim como toda a sua temática lírica, retirados da série de fantasia épica Malazan Book of the Fallen (no Brasil, O Livro Malazano dos Caídos), do canadense Steven Erikson, o duo Caladan Brood surpreendeu a todos que tiveram a oportunidade de escutar o seu poderoso álbum de estreia, “Echoes Of Battle”. Sem negar sua idolatria pelos austríacos do Summoning, apresentaram um Black Metal mais arrastado, épico e com sintetizadores criando uma atmosfera diferenciada. Coerente, bem estruturado e com melodias cativantes, as 6 músicas aqui presentes agradam em cheio qualquer fã do estilo.

Mesmo com todas as similaridades existentes com o Summoning,  Caladan Brood não se limita a apenas copiar o que foi feito pelos austríacos, mesmo essa sendo sua referência direta.  Surpreendentemente, para uma banda estreante, eles conseguem imprimir características próprias a seu som, principalmente no quesito vozes, já que temos varias passagens que contam com coros e vocais limpos. Apesar dos 71 minutos espalhados por apenas 6 faixas, todas entre 10 e 15 minutos, raramente o álbum soa cansativo, e funciona muito bem como um todo.

Pode-se dizer que a audição desse trabalho é uma experiência cinematográfica para os ouvidos, já que a todo tempo as músicas nos levam a imaginar grandes batalhas. Inevitavelmente, elas nos envolvem e em momento algum perdem o fio da meada. Claro que por se tratar de um trabalho de estreia, algumas arestas a serem aparadas surgem aqui e ali, como a bateria programada que soa um tanto artificial em alguns momentos, ou algumas partes lentas aqui e ali que podem soar repetitivas, mas são questões que em momento algum afetam a qualidade do álbum. Destaques? Todas as 6 músicas, e acredite, isso não é um exagero.

Apesar de toda a similaridade, o Caladan Brood se mostrou muito mais profundo que uma simples imitação do Summoning. Sim, a banda absorveu o ethos de composição dos austríacos, e isso é inegável, mas com riffs fortes, ótimos vocais e coros limpos, conseguiram dar uma identidade própria a seu som. E se pensarmos que esse foi o debut da banda, fica impossível não pensar que poderiam rapidamente se unir ao grupo de grandes bandas do estilo, como o já citado Summoning, Moonsorrow ou o Falkenbach.

O grande problema é que desde então, o Caladan Brood praticamente sumiu do mapa. Chegaram a fazer algumas participações em tributos ao Summoning, mas desde 2016 que não se tem mais notícias, apesar de em momento algum nesses últimos 5 anos, terem anunciado a dissolução. Talvez a explicação para esse sumiço, esteja no fato de que, por trás do pseudônimo Shield Anvil, esteja Jake Rogers, vocalista da banda americana Visigoth, que de 2015 para cá se tornou um dos principais nomes do Power/Heavy no mundo.

Aos interessados em conhecer a banda, já fica o aviso que suas músicas não se encontram disponíveis no Spotify ou alguma plataforma similar. A única forma de escutar “Echoes Of Battle” é através do Bandcamp  do Caladan Brood, em https://caladanbrood.bandcamp.com/, ou em algum canal de YouTube voltado ao estilo.