Olá caros headbangers, após uma rápida pausa, o Heavy Metal Pelo Mundo está de volta para continuar falando da cena do Rock/Metal em países com pouca ou nenhuma tradição no estilo. 

E hoje, mais uma vez iremos para o chamado Leste Europeu, agora para falar de um dos países que nasceu após a dissolução da antiga União Soviética em 1991. Hoje, falaremos da Ucrânia. 

Apesar do estado da Ucrânia ser relativamente novo em relação a outros países (sua independência completará o 30º aniversário esse ano), a história do seu território vai muito além disso, tendo o mesmo sido parte do território da antiga União Soviética por um longo período. 

Atualmente, o país é conhecido como o “celeiro da Europa” por conta da fertilidade de suas terras, sendo um grande exportador de grãos. Politicamente, a Ucrânia vive sob uma República Constitucional Semipresidencialista, tem sua capital localizada na cidade de Quieve, possui uma população com mais de 42 milhões de habitantes, tem o ucraniano como língua oficial, e a Grivnia como moeda. 

A nível mainstream, não é muito comum ver destaques da música ucraniana no mercado, menos ainda quando entramos no nicho do Rock/Metal. Mas, a partir de agora vocês verão a pequena seleção de bandas oriundas da Ucrânia. 

Jinjer 

Começando pela mais óbvia… Podemos dizer sem sombra de dúvidas que atualmente, a Jinjer é a banda ucraniana de maior destaque no cenário do metal mundial. 

A banda possui três álbuns lançado, sendo o “Macro” o mais recente, sendo o mesmo de 2019. Em seu som, a banda mostra uma junção do peso do Groove Metal com as diversas variações do Metal Progressivo. 

E claro, outra coisa que se destaca na banda é a voz e a presença da vocalista Tatiana Shmailytuk, que demostra uma grande versatilidade em sua voz, indo do limpo ao gutural, tendo um perfeito controle de variações. 

The Bull Dozzer 

Agora falando de uma banda mais nova, vamos para o Grunge da The Bull Dozzer, que ainda apresenta um repertório bem curto, mas já bastante consistente e bem produzido. 

1914 

Se você gosta de bandas que fazem referências histórica em suas músicas, aqui vai um bom exemplo, sendo essa a 1914. 

Se você não fugiu das aulas de história, sabe que o nome da banda é referente ao ano em que a Primeira Guerra Mundial começou, tendo o grupo sido formado exatamente no ano do centenário da mesma (2014). 

A banda possui dois álbuns lançados, sendo esses o “Eschatology of War” (2015) e o “The Blind Leading the Blid” (2018), apresentando neles um forte Blackned Death Metal. 

Grotesque Orchestra 

Seguindo um pouco ainda na linha do Black Metal, mas agora em sua vertente sinfônica, temos a Grotesque Orchestra, formada em 2009 pelo pintor Grotesk. 

Com dois discos lançados, o “De Hung Castro” (2012) e o “Delusions of Grandeur” (2015), o Grotesque Orchestra junta a sonoridade agressiva e suja do Black Metal, e junta com linhas orquestrais feitas por teclado, adicionadas de forma sutil e destacada. 

Lucifugum 

Agora vamos para a banda mais antiga dessa nossa seleção, sendo essa a Lucifugum, formada em 1995. A mesma apresente o Black Metal na sua mais pura forma, com referência nas famosas bandas do “Inner Circle” norueguês, inclusive na questão da temática. 

Para quem estiver interessado no som deles, saibam que não falta material pra ouvir, tendo eles nada mais e nada menos do que 18 álbuns no total, sendo o mais recenre o intitulado “Tri Nity Limb Ritual”, de 2020. 

Scartleth 

Agora vindo para as vertentes mais modernas do metal, temos a Scarleth, que é mais uma a representar a força feminina, tendo duas mulheres em sua formação. Uma nos vocais e outra nos teclados. 

Formada em 2005, a Scarleth possui três álbuns lançados, sendo eles os “Break the Silence” (2011), “The Silver Lining” (2015) e o “Vortez” (2019). 

Tin Sontsia 

Para quem quiser curtir um Rock com toques da antiga cultura Cossaca (antigos nativos da região da Ucrânia), a banda de Folk Metal Tin Sontsia é uma boa pedida, principalmente para aqueles que quiserem aprender um pouco do idioma ucraniano. 

Make Me Famous 

E para encerrar a nossa lista, temos uma banda da safra nova, mas que teve pouco tempo de duração. 

Com seu Metalcore marcante, se assemelhando a bandas como Bring Me The Horizon, Asking Alexandria e Suicidal Silence, a Make Me Famous presentou o mundo com apenas um álbum, o intitulado “It’s Now Or Never” de 2012. 

Bom, e assim encerramos mais um Heavy Metal Pelo Mundo, fiquem ligados porque na próxima sexta-feira teremos mais uma viagem para terras pouco exploradas pelos headbangers. 

Até a próxima!