No Heavy Metal Pelo Mundo de hoje, daremos um pulo na Irlanda e conheceremos algumas de suas bandas do estilo. Antes de mais nada, o foco de agora não é abranger toda a ilha, mas sim apenas a parte conhecida (não oficialmente, pelo menos) como República da Irlanda – ou oficialmente, em gaélico, Éire. A parte setentrional, Irlanda do Norte – integrante do Reino Unido -, poderá ser o tema deste quadro logo em breve.

Com população estimada em 4,9 milhões de habitantes, sua forma atual de governo é a república constitucional, sendo governada como uma democracia parlamentar. Sua capital e maior cidade é Dublin. É considerado como um país desenvolvido e é membro da União Européia, ONU, entre outras entidades. Ao contrário da sua divisão norte, a Irlanda não faz parte da Grã-Bretanha, tendo conseguido sua independência em 1922.

Por idioma, são usados o irlandês (ou gaélico) e o inglês. Enquanto que no aspecto religioso, cerca de 78% da população de declara Católica, seguida pela Igreja da Irlanda (um ramo autônomo da fé anglicana). Cerca de 10% da população declarou não fazer parte de nenhuma religião. Em termos culturais, a Irlanda é berço de diversos escritores de renome mundial, estando entre eles Bram Stoker e Oscar Wilde. Para encerrar o brevíssimo panorama regional, uma pequena curiosidade é o fato de não existirem cobras na ilha, sendo então o único réptil na fauna, apenas uma espécie de lagarto.

Indo agora para o lado musical, é bem fácil se lembrar do Thin Lizzy como o principal nome do Heavy Metal no país, bem como do Primordial, já na esfera do underground, mas vasculhando com mais calma a arca de tesouros, também nos deparamos com representantes de diversas vertentes, porém com mais ênfase no Extremo.

Arcade Messiah

Abrimos a lista com uma one-man-band que executa uma sonoridade que gira em torno do Progressivo e do Post-Metal/Rock, com composições onde o instrumental é predominante. John Basset é o nome do responsável por movimentar o maquinário musical que vem de Sligo, na costa oeste do país. De 2014 a 2019, foram lançados quatro álbuns oficiais, além de um EP e uma compilação.

Celtachor

Claro, que em se tratando de Irlanda, não poderiam faltar representantes de estilos como o Celtic e o Folk Metal, então sejam apresentados ao Celtachor, que pegou esses dois estilos e os fundiu com as ligas sombrias do Black Metal. A banda vem de Dublin, está na ativa desde 2007 e seu mais recente álbum é ‘Fiannaíocht’ (2018), lançado pela Trollzorn Records.

Death the Leveller

Para quem está procurando uma nova opção em se tratando de Doom Metal, dê uma chance aos camaradas da capital que atendem por Death the Leveller, e que curiosamente estão fazendo sua estréia oficial neste ano com o debut ‘II’. O quarteto é composto pelos músicos Denis Dowling (vocal), Gerry Clince (guitarras), Dave Murphy (baixo) e Shane Cahill (bateria), que estão juntos desde o início, em 2016. Se o ouvinte gosta de composições longas e bem interpretadas, não hesite!

Harvester

Agora, para quem quer manter a audição em um clima denso, porém com mais energia, a boa pedida é o Stoner Metal do Harvester, que vem de Galway. Até o momento, foram lançados apenas os álbuns ‘The Blind Summit Recordings’ (2013) e ‘Harmonic Ruptures’ (2016).

Killface

Novamente em Dublin, damos de cara com o Thrash/Death Metal do Killface. Em doze anos de carreira, foram lançados um EP e dois full length, todos de maneira independente. Na formação, estão os músicos Brady (vocal), Zammo (guitarra), Daryl (guitarra), Dee (baixo) e Ste (bateria). A banda, inclusive, chegou a se apresentar na edição de 2014 do Wacken Metal Battle.

Mirrors of Obsidian

Para apreciadores de sonoridades mais atuais (mas nada alegres), principalmente voltadas ao Groove e ao Prog Metal, sejam apresentados ao Mirrors of Obsidian (eu sei que você se lembrou de Game of Thrones!). Ainda que sem lançamentos tão recentes, o seu segundo trabalho, ‘From One Form’, saiu em maio de 2017.

Old Season

Se encaixando na mesma situação da banda acima, sobre a falta de trabalhos mais recentes, o Old Season vem do condado de Kildare e executa um Epic Heavy Metal de causar certa inveja às bandas italianas. Surgida em 2003, atualmente integrada por John Bonham (!!) (vocal), Jimmy Blanchfield e Jimmy Kiernan (guitarras), Dave Copley (baixo), Anto Walsh (bateria) e Dermod Smyth (teclado e piano),  a banda conta com dois álbuns, além de um EP, em sua modesta discografia.

Psykosis

Mais uma vez, encerro a matéria com uma banda de Thrash Metal. Coincidência? Não sei… Só sei que os rapazes vêm de Dublin e entregam um som forte e com pegada discretamente ‘old school’. O debut ‘Welcome to the Psyko Ward’ ainda é o único lançamento oficial, encontrado facilmente no Youtube. Ou seja: é só dar o play e bater cabeça!

Chegamos ao fim do nosso destino de hoje, onde o leitor teve a oportunidade de conhecer algumas das muitas bandas que compõe o cenário da República da Irlanda. Dentro de algumas semanas, nos encontramos novamente para mais uma viagem. Obrigado pela companhia e até lá!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Rp7lrN4.jpg
O Castelo de Dunguaire, em Galway.