Heavy Metal pelo Mundo: Iraque

Mais uma sexta-feira chegou, dia de Heavy Metal Pelo Mundo aqui na Roadie Metal, a sua viagem pelos países com pouca ou nenhuma tradição em bandas de metal. E nossa parada de hoje é no Oriente Médio, mais precisamente no Iraque.

Falar de rock e metal no Iraque é recordar que por muitos anos o país passou por um pesado regime ditatorial, coordenado por Saddam Hussein, que foi derrubado em 2003.

Desde então, as liberdades individuais ganharam força no país, em diversos setores, como a economia, que levou o Iraque a ser segundo mais importante produtor da OPEP (Organização dos Países Produtores de Petróleo). Assim, o PIB saltou de de 29 bilhões de dólares, em 2001, para 171 bilhões, em 2016.

600

E também se se percebeu na cultura iraquiana. Aos poucos, valores e hábitos ocidentais começam a, ganhar destaque na soceidade, incluindo o nosso querido heavy metal.

Por ser uma história muito recente, são poucas as bandas presentes no país, mas timidademte esse cenário está mudando.

As bandas apresentadas representam uma variedade de influências, com qualidade no som. Conheça algumas delas:

Acrassicauda

Começando com a mais famosa banda do cenário no Iraque, Acrassicauda. Formada em 2001, a banda é creditada como a primeira de metal a surgir no país. Inclusive e tocando em eventos em pleno regime de Saddam Hussein.

O grupo formado por Faisal Talal, Tony Aziz, Firas Al-Lateef e Marwan Riyadh toca um thrash metal técnio, que conseguiu projeção internacional, depois que a revista Vice fez uma matéria sobre eles. Também foram destaque no documentário Heavy Metal in Baghdad que retratou a banda e seus problemas no oriente médio.

O primeiro trabalho oficial, o EP Only the Dead See the End of War foi lançado em 9 de março de 2010. Cinco anos depois, em 4 de abril de 2015, Gilgamesh, primeiro álbum do grupo foi lançado por meio de financiamento coletivo na internet.

Contudo, eles passaram a receber ameaças de morte por parte de extremistas islâmicos. Atualmente o grupo reside nos Estados Unidos.

Amelnakru

Representando o Black Metal, a banda Amelnakru nasceu a capital iraquiana, Bagdá, em 2011. na verdade o grupo é o projeto do músico Lord Erragal. Este é, também, o único integrante do projeto ERRAGAL, que igualmente se dedica ao Black Metal (mas mesclado a algumas passagens de Ambient Music).

Cyaxares

Nascida da na cidade de Sulaymaniyah, na região do Curdistão, a banda Cyaxares tem como único integrante é o vocalista e multi-instrumentista Mir Shamal Hama-faraj. As canções tem grande influência no Folk e Death Metal.

Mahmod Meta

Mais um caso de banda com um único integrante, a Mahmod Meta é o trabalho do multi-instrumentista e vocalista Mahmod Hamasi. Em 2012, lançou seu único trabalho, um álbum contendo nove músicas, todas instrumentais.

Mulla

A banda Mulla toca um black metal que as letras falam sobre Allah e tem trechos do Alcorão, mesmo a banda negando ser a favor do terrorismo. bNão há muitas informações sobre a mesma e nem dos seus integrantes.

Sodomophilia

Formado em Bagdá, o trio Sodomophilia toca Death Metal com bastante peso. A banda tem somente um trabalho, a demo autointitulada, lançada em 2013.

Encontre sua banda favorita