No dia 3 de março de 2020, o Hard Rock Cafe Curitiba apresentou novidades em seu cardápio. O novo menu, chamado de “O Lendário” já está disponível em outros estabelecimentos ao redor do planeta. Esta foi a primeira mudança em 50 anos. O evento, realizado na terça-feira, apresentou o menu para imprensa, influencers e convidados do Hard Rock Cafe. “Somos donos do maior acervo de artigos originais de artistas do mundo. Todos nós somos representantes do Rock´n´Roll e por isso você é nosso convidado hoje.”, disse a mestre de cerimônias ao abrir o microfone da noite. 

Atualmente, são aproximadamente 190 cafés pelo mundo. O primeiro foi aberto em 14 de junho de 1971, em Londres, e desde então, a rede sempre foi ligada ao rock, tanto pela sua memorabília, visto que a primeira foi uma guitarra doada pelo próprio Eric Clapton, com intenção de marcar seu lugar. A logo do Hard Rock Cafe foi criada por ninguém menos que Alan Aldridge, responsável por trabalhos para o The Who, Cream, The Beatles, entre outros. O Brasil ganhou sua sede em 2015, na cidade de Curitiba e, desde então, o local já foi palco para shows e eventos importantes, como a Fender Week, Kiko Loureiro Trio e lançamento da cerveja do Iron Maiden.

O sócio-diretor do Hard Rock Cafe Curitiba, Brunno Kukulka, também subiu ao palco para falar desse momento importante para a rede mundial. “No ano que vem completamos 50 anos, e essa foi a mudança mais estruturante e a que mais mexeu na estrutura dos pratos, porque além da composição e do modo de cocção de cada prato, se vocês notarem no nosso cardápio, mudou a paleta de cor, e uma importância maior ao consumo consciente, com comida saudável, porém se mantendo super saborosa.”, disse Bruno.

Ele contou ainda que a mudança teve início com uma conferência global, em Dubai, realizada em janeiro do ano passado, e que contou não apenas com os alimentos, mas com toda a estrutura das cozinhas, com modernização dos equipamentos. Apesar de ser alimentação, a noite foi toda voltada para o culto ao rock, e arte de maneira geral. Durante o começo da noite, houve uma intervenção em que Marcelo Bittencourt, o Homem que Voa, que realizou uma pintura na pele de um surdo de bateria.

Marcelo Bittencourt desenhando em uma pele de bateria. Fotografia: Angela Missawa.

A apresentação dos pratos foi em forma de desfile, e antes de cada seção, uma apresentação artística. Como por exemplo, com os sliders, que são pequenos hambúrgueres, e a ligação com a técnica de usar slide na guitarra, que ficou popular com o blues, mas também no rock. Para demonstrar o conceito na prática, um guitarrista caracterizado de Slash apareceu e tocou algumas notas. 

Os Sliders com nome inspirado pela técnica na guitarra. Fotografia: Angela Missawa.

A estrela do “Menu Lendário” é o 24-Karat Gold Leaf Burger, um hambúrguer de 200 gramas coberto com folha de ouro comestível. “Nós vamos lançar, acho que pela primeira vez no Brasil, eu nunca vi um hambúrguer que tem folha de ouro, ouro de 24 quilates.”, conta Bruno, que continuou sobre a reflexão dessa mudança em uma rede com 192 cafés, em mais de 70 países, com situações econômicas tão diversas. “E eu fiquei pensando nesse ano o que fazer para aqui no Brasil lançar um burger com ouro e não parecer luxúria e ter um impacto desse. E a forma de fazer isso foi que criei o selo social. E aqui no Hard Rock nós vamos ter alguns produtos e esse é o primeiro deles que tem o selo social, onde parte da renda do produto, do Gold Burger, vai ser revertida para uma instituição que precisa do nosso apoio, que a gente recebe muito e faz muito pouco. E essa talvez seja a minha forma de compartilhar e de ajudar tudo aquilo que a gente consegue.”, disse o sócio-diretor do Hard Rock Cafe Curitiba. 

24-Karat Gold Leaf Burger, com uma folha de ouro 24 quilates. Fotografia: Angela Missawa.

Parte da renda do 24-Karat Gold Leaf Burger será revertida para o projeto Dorcas. Ele chamou ao palco Darclê Susan Westphal Cunha, coordenadora do projeto. “O carro chefe do projeto é a música e por isso essa conexão também com o Hard Rock Café, promove música, o rock, o nosso, além de música erudita, os adolescentes tocam rock também e já se apresentaram aqui. Isso é muito legal, essa conexão e essa rede de pessoas que conhecem o projeto, de poderem apoiar de uma forma ou de outra. Mais uma vez Bruno, obrigada, porque é uma oportunidade única.”, disse Darclê. 

Darclê Susan Westphal Cunha, coordenadora do Projeto Dorcas e Brunno Kukulka, sócio-diretor do Hard Rock Cafe Curitiba. Fotografia: Angela Missawa.

Para completar a noite, a banda Jukeboxx se apresentou com homenagem aos clássicos do rock. O menu Lendário já está disponível no Hard Rock Cafe Curitiba, que fica na Rua Buenos Aires, nº 50, desde o dia 4 de março.