HAKEN, uma das bandas mais empolgantes da música progressiva, está programada para lançar seu tão aguardado quinto álbum de estúdio intitulado ‘Vector‘ em 26 de outubro de 2018. O álbum foi produzido pela própria banda, e gravado e mixado por Adam ‘Nolly’ Getgood (Periphery, Devin Townsend Project), com a arte de capa mais uma vez sendo manipulada por Blacklake.

Mas antes que o lançamento chegue, a banda lançou um vídeo para “A Cell Divides“, a terceira faixa tirada do álbum. Assista abaixo:

A banda comentou: “‘Vector surgiu de algumas sessões de escrita no quarto de hotel no ano passado, o álbum foi uma nova abordagem para a escrita concisa de músicas, para a qual não somos conhecidos. Enquanto as letras de A Cell Divides abrem mais faixas sobre a narrativa de Vector, o vídeo, filmado principalmente em câmera lenta, contradiz o ritmo frenético da música e mergulha na beleza de imagens distorcidas.”

Os fãs podem participar de uma competição para ganhar a caixa de quebra-cabeças assinada do vídeo AQUI.

Desde a sua criação em 2007, Haken mostrou mais de quatro álbuns de estúdio anteriores, um EP e um lançamento ao vivo, eles nunca ficam parados, apenas satisfeitos em confiar em triunfos passados. Mas em vez disso, a banda Haken sempre procura maneiras de se desafiar como músicos e artistas, e também manter os ouvintes. “Nós não gostamos de fazer música simples”, ri o vocalista Ross Jennings. “Nós sempre buscamos desafiar as expectativas, e acredito que superamos o que pretendíamos alcançar com nosso novo álbum”.

Seu quinto álbum de estúdio mostra a banda indo em uma direção mais pesada com a música. “Nós sempre tivemos uma influência pesada”, explica o guitarrista Charlie Griffiths, “Mas era óbvio, pelos riffs que naturalmente saíam de nós no início do processo de composição, que esse seria um álbum mais Metal. Estas são algumas das músicas mais dirigidas por riffs que já escrevemos.”

Como é de costume, Haken produziu o álbum, mas pela primeira vez eles contrataram Adam ‘Nolly’ Getgood durante os estágios de gravação e mixagem. Anteriormente como baixista da Periphery, nos últimos dois anos ele construiu uma reputação como um bom produtor. “Nós produzimos o álbum nós mesmos, como sempre fazemos”, insiste Jennings. “Mas somos fãs do que Adam fez com Periphery, Sikth e Devin Townsend. Ele tem uma grande reputação pelo fim mais pesado do nosso gênero ”.

Mas se este álbum é musicalmente pesado, então há um tema subjacente nas sete músicas que certamente é esotérico e fascinante. “A cena se passa com a faixa The Good Doctor, que foi uma música muito divertida. Musicalmente parece um passo lógico de ‘Affinity’, mas liricamente é um pouco mais teatral e mais ou menos como uma ‘ópera rock’ como a Haken já conseguiu”, explica Griffiths. “É sobre um médico com um interesse intrigante, talvez sinistro, em um paciente em particular. A partir daí, a história entra no ponto de vista do paciente que parece ser catatônico, mas sua mente está acendendo com o que poderia ser memórias, ou delírios provocados pelo tratamento que ele está recebendo, deixamos isso para os ouvintes decidir. Embora não queiramos dar muita atenção, as pessoas que estão familiarizadas com o nosso catálogo vão se divertir descobrindo outras pistas que plantamos em todo o álbum. E esse é o desafio para os fãs – descobrir por si mesmos o seu próprio significado para ‘Vector’ como um álbum ”.

Tracklist:
01. Clear
02. The Good Doctor
03. Puzzle Box
04. Veil
05. Nil By Mouth
06. Host
07. A Cell Divides

Membros da banda:
Charlie Griffiths – guitarras
Ray Hearne – bateria
Richard Henshall – guitarras
Ross Jennings – vocais
Diego Tejeida – teclados
Conner Green – baixo

Facebook Oficial

Fonte: Metal Temple