Em entrevista para o canal FaceCulture, Mark Jansen, guitarrista do Epica, falou sobre o processo de produção do novo álbum da banda, que segundo ele, irá atrasar por conta da crise do coronavírus.

Inicialmente, Jansen mencionou que por conta disso, precisou fazer algumas partes das gravações em seu home studio.

Simone e eu estaríamos agora em estúdio para gravar o álbum, e isso não vai acontecer porque eu simplesmente não posso nem sequer ir no estúdio, e para Simone o risco é ainda maior. Então, decidi gravar em casa. E por sorte, eu tenho um home studio em casa e uma cabine de gravação, que na verdade é um armário que funciona como cabine de gravação. E por mais sorte ainda, consegui um equipamento novo há três meses, então sim, estou numa sortuda situação que eu posso gravar em casa. Mas não é o ideal, claro, porque eu gosto de trabalhar com o produtor pessoalmente, e ele sempre me dar grandes conselhos. Mas, achamos uma maneira que eu gravo tudo, mando as coisas e ele dar seus comentário, e eu faço uma segunda tentativa.

Mark também falou sobre as chances do lançamento do álbum ser adiado por conta de toda a situação do Coronavírus.

Pode ocorrer, ainda temos que ver o que vai acontecer. Eu sinto que a Nuclear Blast está adiando um monte de lançamentos de qualquer forma, então há uma chance de nos afetar, infelizmente, sim… deixo isso para o nosso empresário falar com a Nuclear Blast e ver as possibilidades. Eu não faço ideia. Espero que se houver um atraso, seja o menor possível. Mas vai depender do quanto a situação do Corona vai durar. Se durar por meses e meses, então não faz sentido lançar em setembro se não tiverem resolvido até lá.

Segundo o guitarrista, boa parte das linhas do álbum já estão gravadas, faltando apenas os vocais dele e da Simone.

Falando agora da questão mais técnico do novo álbum, Mark Jansen respondeu sobre como a musicalidade do mesmo será direcionada.

Se eu tivesse que dar uma direção, eu diria que seria algo entre o ‘Design Your Universe’ e o ‘The Quantum Enigma’ – esse tipo de direção. Claro, podemos sempre tentar colocar coisas novas, e tentamos fazer algum refrão chiclete.

O último álbum lançado pelo Epica até o momento foi o “The Holographic Principle”, de 2016.

Confiram a entrevista completa (em inglês, sem legendas):