Lançado no início de outubro, o videoclipe “Balada”, da banda DARK VALLEY, é o terceiro single que fará parte de um disco conceitual, idealizado pela compositora e mezzosoprano Ana Carla De Carli. A música “Balada”, escrita sob o poema de homônimo do expressionista austríaco Georg Trakl, é uma composição de Ana Carla e Fernando Cezar Júnior (guitarrista); já a arte do single foi feita por Derek Castro. No clipe cinematográfico produzido pela Proteu FilmesFelipe Paedo (baterista) interpreta um paciente psiquiátrico e Ana Carla encarna o demônio Lilith.

O novo single do DARK VALLEY conta sobre a necessidade de romper com os ciclos que torturam a nossa mente. Segundo a cantora e compositora Ana Carla, a representação de Lilith traz a mensagem central da música: “acolher a escuridão é o caminho para a verdadeira libertação pessoal“.

O álbum “Tales from Dark Valley”previsto para dezembro, contará a história de uma mulher que, através da sua jornada em um mundo alternativo chamado “Dark Valley”, aprenderá a valorizar o seu potencial feminino e a vida. O conceito das músicas para o disco surgiu diante da percepção do papel da mulher na sociedade, também como artista, o que tem protagonizado recentes pautas de meios jornalísticos e debates acadêmicos. Em consonância com esse espírito, os músicos se uniram para contar a história e influência de personagens femininas clássicas (Ophelia, Lilith), comumente representadas na Arte por homens.

Segundo os compositores da banda, a recente discussão sobre a atuação da mulher enquanto criadora de figuras femininas é inovadora e necessária, pois ainda é possível mostrar muitos caminhos a serem percorridos e contados diante dessa nova construção de identidade da personagem. Visando atingir um público mais abrangente, o single foi lançado em duas versões: espanhol, demarcando o território latino de origem da banda, e em hebraico, em referência aos escritos antigos sobre o demônio Lilith.

Ouça o single “Balada” no Spotify: