Na madrugada desta segunda-feira 23 de agosto, faleceu aos 66 anos Paulo Rafael o qual compunha o Ave Sangria (guitarra e violão caipira). Rafael lutava contra um câncer, e encontrava-se no Rio de Janeiro.

Considerado um dos melhores guitarristas do Brasil e dono de um estilo inconfundível, o caruaruense, Paulo Rafael se notabilizou pela sua carreira longeva, primeiro ao lado do Ave Sangria, depois como parceiro inseparável de Alceu Valença, com quem tocou por mais de 45 anos, além de várias participações em projetos e como produtor de artistas consagrados.

Paulo Rafael sempre trilhou os caminhos da simplicidade, honestidade e genialidade e deixa esposa, filha e neta.

Como ele mesmo dizia: Vamos à luz“.

Ave Sangria é um conjunto musical brasileiro de rock psicodélico, um dos principais expoentes da cena musical pernambucana dos anos ’70. Paulo tocou ao lado de Alceu Valença, Flaviola e o Bando do Sol, Lula Cortês, Marconi Notaro e Lailson.

O Ave Sangria lançou seu álbum de estreia em 1974, o qual ficou apenas um mês e meio nas lojas – em agosto ele foi proibido pela Ditadura. O grupo foi alvo da censura do Governo Militar, com questionamentos morais à canção “Seu Waldir”. A ilustração da capa do primeiro disco da banda sofreu modificações, sendo definida pelos integrantes como um “papagaio drag queen”.

Ave Sangria (Album Completo – Full Album)

Após 40 anos de hiato musical, em 2019 o grupo resolve se unir e em comemoração, lançar um novo material de estúdio, composto por canções inéditas da época (ainda não lançadas) somado a novo material.