A Atrocitus vem se mostrando uma das bandas mais ativas do cenário nacional na atualidade, sempre apresentando novidades aos seus fãs, e mostrando muita qualidade em seus lançamentos. O mais recente deles foi o EP “O Que Será de Nós?”, que além de tecer fortes críticas a situação atual do Brasil, também é trilha sonora do curta-metragem, “Martírio”, dirigido por Yasmim de Carvalho.

Dessa forma, é inevitável que os fãs queiram saber um pouco mais a respeito do conceito de seu novo trabalho, e pensando nisso, o vocalista e guitarrista Pettrus, resolveu falar um pouco mais a respeito do conceito lírico de um dos grandes destaques do EP, a música “Mordaça”. Confira o que ele tem a dizer:

“Ela foi a primeira música composta para o EP, logo após termos recebido a proposta da Yasmim. Um dos engates que eu tive era de uma frase que eu já tinha escrita, “se a liberdade custar a vida, nenhuma mente será liberta”. Ela é o gancho de toda a música, porque nela estamos falando do “e se isso acontecer”, “e se perdemos essa batalha”. Estamos exclusivamente falando de um governo opressor, de um estado, de um sistema opressor, onde as pessoas são divididas e oprimidas, onde você vê pessoas negras apanhando de polícia, gays sendo espancados na rua, onde você vê mulheres sendo assediadas e, ainda sim, está tudo bem, porque o governo “passa pano” para esse tipo de coisa. É uma letra muito política e que não fala apenas especificamente desse governo atual, mas também do período da ditadura, do período colonial de nosso país, da escravidão, tanto que o lyric vídeo dessa canção não só foi lançado no ia da Consciência Negra, como possui imagens desse período histórico do nosso país. E se retornássemos a um período em que pessoas que criticam o estado voltassem a  morrer? Essa é a dúvida que permeia a música. Começamos a música falando do período atual, mas ela aborda em si toda uma crítica a um sistema que predomina em nosso país desde sempre. O título “Mordaça” é uma crítica a censura que é imposta por todo esse sistema, porque precisamos de uma pessoa que seja contra, que aponte a parte podre de tudo isso e, nessa hora, começamos a ver elas sendo silenciadas, como no caso da Marielle Franco, que foi assassinada justamente por fazer essa função e ser uma ameaça para esse sistema. Se a liberdade custar a vida, nenhuma mente será liberta. A morte é passagem só de ida e, o que será de nós?”

“Mordaça” se encontra disponível nas principais plataformas de streaming musical e, pode ser ouvida aqui através do link abaixo. Confira:

Para saber de todas as novidades da Atrocitus, acompanhe as redes sociais da banda.

Atrocitus é:

W. Huan (Weverson Huan) – Vocal e Baixo

Pettrus (Petherson Trudes) – Vocal e Guitarra

Ideraldo Ferreira – Guitarra Principal

Ian Schmoeller – Bateria

Mais informações:

Facebook: https://web.facebook.com/atrocitus.cwb

Instagram: https://www.instagram.com/atrocitus_cwb

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCndrMhC91lkxD7myNI-xbPA