Em uma década complicadíssima para o Heavy Metal / Hard Rock, houveram poucos trabalhos que souberam sobrepujar a onda Grunge vigente na época, e vieram ao mundo para escrever belas histórias no cenário musical. “Balance”, décimo trabalho do Van Halen, é um ótimo exemplo.

O trabalho marca o fim de duas eras para a banda. Além de ser o último de uma série de quatro álbuns que atingiram o topo do ranking de vendas nos Estados Unidos, também foi o último CD com o vocalista Sammy Hagar. Fica a impressão de que, sabendo do fim dessa era, a banda caprichou propositalmente, como se “Balance” fosse uma despedida em alto nível.

Lançado especificadamente no dia 24 de janeiro de 1995, “Balance” traz um Van Halen ainda em um altíssimo nível, onde a banda foi capaz de conceber verdadeiros hinos da história da música. Não a toa, o grupo recebeu, somente no Canadá, por exemplo, dois álbuns triplos de platina e um disco de ouro, resultados das ótimas vendagens.

Musicalmente, “Balance” é um trabalho heterogêneo, onde ora temos excelentes faixas Hard Rock, como “Seventh Seal” que chega a flertar com o Heavy Metal, “Don’t Tell Me (What Love Can Do)” e seu refrão grudentíssimo, “Big Fat Money” no melhor estilo “Zeppeliano” e a cadenciada “Aftershock”, e ora temos as baladas, como o hit “Can’t Stop Lovin’ You”, “Not Enough” a mais linda e sentimental do álbum e “Take Me Back”, mantendo o nível de excelência das composições.

No final das contas, “Balance” fecha com chave de ouro essa fase do Van Halen, pois o que viria depois seria o que muitos chamam de a fase mais sem criatividade da banda. mas como isso é história para mais adiante, recomendo o referido trabalho, caso o leitor queira se deliciar com um autêntico e excelente disco de Hard Rock.

https://www.youtube.com/watch?v=m7dVIptMFz4

Formação:
Sammy Hagar (vocais)
Eddie Van Halen (guitarras)
Michael Anthony (baixo)
Alex Van Halen (bateria)

Faixas:
01. The Seventh Seal
02. Can’t Stop Lovin’ You
03. Don’t Tell Me (What Love Can Do)
04. Amsterdam
05. Big Fat Money
06. Strung Out (instrumental)
07. Not Enough
08. Aftershock
09. Doin’ Time (instrumental)
10. Baluchitherium (instrumental)
11. Take Me Back (Deja Vu)
12. Fellin’