Wacken 2019 – 30 Anos do maior Festival de Rock Pesado do mundo

by Marco Franco

O ano de 2019 tem uma importância especial para a música pesada: o Heavy Metal está completando 50 anos de idade e o maior festival de Rock do mundo está completando 30 anos de vida: Wacken Open Air.

Esse mega festival é realizado anualmente na vila de Wacken, na Alemanha, a mais ou menos 80 km de Hamburgo, entre o final de julho e início de agosto. Dividido em três grandes palcos e outros quatro menores, ao longo de três dias os mais de 70 mil fãs de Metal em todas as vertentes podem curtir estilos como Black Metal, Death Metal, Power Metal, Thrash Metal, Grindcore, Symphonic Metal, Folk Metal, Metalcore, Nu-Metal, além do tradicional Hard Rock.

Duas das tradições desse festival são anunciar o cartaz da edição posterior já durante o evento corrente, e colocar à venda os ingressos da próxima edição logo após o evento corrente finalizar. Essas tradições levam a outra, que inclusive se tornou folclórica: ter todos os ingressos esgotados muito antes da realização do evento. O carimbo “sold out” se tornou uma marca registrada do Wacken, contudo, até mesmo o staff do festival se surpreendeu no dia 05 de agosto de 2019, quando os 75 mil ingressos se esgotaram logo nas primeiras 21 horas daquele dia.

Não apenas pela reputação do Wacken, mas a edição 2020 já é um sucesso de vendas por questões que começam pela proposta de uma temática nova: culturas Asteca e Maia. E, claro, bandas tradicionais como Mercyful Fate, Venom, Sodom, Judas Priest e Amon Amarth serão o carro chefe dessa festa metálica.

Dentre os nomes de peso confirmados até o momento, o power trio Nervosa será o representante brasileiro no Wacken 2020. Diversos outros representantes brasileiros estiveram no Wacken nesses últimos 30 anos, notadamente Sepultura, Angra, Torture Squad, Krisiun, Tierramystica, Tuatha de Danann e Silence Means Death.

Mas a grandiosidade desse festival vai além dos nomes de peso do Heavy Metal. O Wacken ajuda a alavancar dezenas de carreiras pelo mundo por meio da competição WOA Metal Battle, que envolve bandas de mais de 30 países. Essas bandas se inscrevem, participam de seletivas em seus países e, os vencedores de cada país ganham uma viagem para tocar na final do Metal Battle, realizada no W.E.T. Stage, que é um palco menor no Wacken.

E foi assim em 2009, quando a banda capixaba Silence Means Death venceu a seletiva nacional e teve a histórica oportunidade de tocar no maior festival de Rock do mundo. Como fotógrafo documentarista, tive o prazer de acompanhar essa banda em alguns shows na região de Vitória e viajei com eles para a Alemanha.

Lá, vivemos juntos uma saga no Wacken 2009, quando o festival celebrava seus 20 anos de vida. Agora, 10 anos depois, transformei essas imagens e histórias numa exposição fotográfica, que pode ser conferida pelo Instagram marco.franco.photos. Por meio de imagens temáticas, o público pode ter uma ideia de como é aquele gigantesco festival de Rock; seus prazeres, dificuldades e riqueza cultural.

Da mesma forma, a trigésima edição do Wacken foi muito especial, não somente pelo aniversário de três décadas, mas também pela bela decoração, novas opções de entretenimento para o público e, como de costume, um elenco respeitável de bandas. Nesse quesito, os destaques são para o Slayer em sua turnê de despedida, além dos lendários Testament, Anthrax, Saxon, UFO, Uriah Heep, Krokus e muitos outras bandas de respeito.

E para eternizar ainda mais os 30 anos do Wacken, a banda Skyline abriu esse evento com mais um de seus já tradicionais hinos metálicos: “30 Years Ago”. É um rock mais lento, porém pesado, e com linhas marcantes como:

“Year by year we are growing stronger; we are closing the ring”

“To let the heart of metal grow; like they did 30 years ago”

“When you step on to holy ground, you sell your soul to rock and roll; like you did 30 years ago”

“Now we’re starting our final journey; please be wishing us well”

“Will it be louder or faster or harder; only the future will tell…”

Ao escutar o belo arranjo musical e prestar atenção a essa letra muito inspirada, pude sentir o tom nostálgico da banda Skyline, ao mesclar sua trajetória com a do Wacken. Afinal, eles foram a primeira banda a tocar no Wacken, em sua primeira edição em 1990; trinta anos atrás…

Por fim, o Wacken 2019 foi marcante por diversos motivos, inclusive o resgate das histórias vividas dez anos atrás.

E isso tudo incendiou minha imaginação e me fez iniciar um planejamento para ir ao Wacken 2020, e escrever uma nova história da minha vida de roqueiro e fotógrafo.

Saudações metálicas,

Marco Franco

Fotógrafo Documentarista

I sold my soul to Rock n’ Roll  

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish