Top 5: os álbuns que marcaram 1985

by Alexandre Temoteo

Contra fatos não há argumentos. Os anos 80 foram a década que mais produziram clássicos do Heavy Metal, em todos os seus segmentos. Daqueles anos, afirmo que 1984 e 1986 foram os mais proliríficos. Contudo, 1985, que fica no meio dessa batalha de lançamentos lendários, trouxe ao mundo alguns trabalhos de uma magnitude enorme. Trago aqui 5 álbuns que marcaram profundamente o ano de 1985.

Iron Maiden – Live After Death

O 1º álbum ao vivo do Maiden é considerado por muitos fãs como o melhor disco ao vivo de todos os tempos. Afinal de contas, trata-se do registro de uma das maiores turnês da história da música, a World Slavery Tour, mostrando uma banda afiada e numa excelência técnica impar. O conteúdo de Live After Death reúne as apresentações do Iron Maiden no Hammersmith Odeon em 1984 e na Long Beach Arena em 1985.

Helloween – Walls of Jericho

Dizem que a 1ª impressão é a que fica. O Helloween já tinha mostrado seu potencial no EP de estreia, e em Walls of Jericho a banda traz a proposta de um Heavy Metal bem agressivo e poderoso. Mesmo Kai Hansen sendo “um guitarrista que canta” ele consegue dar conta do recado de forma magistral.

Slayer – Hell Awaits

Foi o segundo álbum de estúdio das lendas do Thrash Metal americano, lançado em março de 1985 pela Metal Blade Records. A estréia da banda em 1983, “Show No Mercy”, se tornou o lançamento mais vendido da gravadora. Como resultado, o produtor Brian Slagel desejou trabalhar e lançar um segundo álbum do Slayer. Para esse propósito, Slagel financiou parte do orçamento de gravação e recrutou vários colegas produtores mais experientes para ajudar no estúdio.

Possessed – Seven Churches

De acordo com o livro Bang Your Head: The Rise and Fall of Heavy Metal, do escritor David Konow, “Seven Churches” foi gravado durante a primavera de 1985, quando Jeff Becerra e Larry LaLonde, alunos do ensino médio da Pinole Valley High School, tiveram tempo suficiente para a produção em estúdio. O título do álbum refere-se às sete igrejas da Ásia mencionadas no livro do Apocalipse. O site About.com nomeou “Seven Churches” como um dos “10 álbuns essenciais do Death Metal”.

Twisted Sister – Come Out and Play

Após o estrondoso sucesso de “Stay Hungry”, de 1984, o qual estabeleceu o Twisted Sister como uma das principais bandas da época, o grupo foi confrontado com a questão de saber se deveriam continuar em uma direção mais Pop ou retornar às suas raízes do Heavy Metal. Do ponto de vista musical, o álbum não foi nem sombra de “Stay Hungry”, apesar da produção comercial de Dieter Dierks, o renomado produtor do Scorpions. Aqui no Brasil, impossível não lembrar do quão exaustivamente “I Believe in You” foi tocada nas rádios.

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish