Top 5: álbuns que marcaram 1994

by Daniela Farah

Green Day – Dookie

Dookie não foi o primeiro álbum do Green Day, mas foi aquele que tirou a banda do undergroud e a colocou para fazer shows no mundo todo. Representou também um retorno ao punk rock, porém ressignificado e com a alcunha de pop punk. A intensidade nas letras de Billie Armstrong chamou atenção para temas que são discutidos até hoje, como ansiedade, bisexualidade, e músicas para os “weirdos and freaks”, que vivem na marginalidade da sociedade. Dookie vendeu 20 milhões de cópias com vocalista e guitarrista Armstrong, baixista Mike Dirnt e baterista Tré Cool. Ele foi lançado em 1 de fevereiro de 1994.

The Offspring – Smash

O Offspring acabou se tornando uma das estrelas da Epitaph Records, vendendo mais de quatro milhões de álbuns, fato impensável para uma gravadora que, em pleno ano de 1994, não fazia parte do mainstream. E ainda hoje,“Smash” tem a alcunha de ser o álbum mais vendido, de todos os tempos, com lançamento por uma gravadora independente. A mídia, então, teve que se render a esse fenômeno de riffs rápidos e letras agressivas que refletia cada vez mais uma opinião social sobre juventude da época. “Come out and play” chegou ao primeiro lugar da Billboard, em músicas alternativas. O álbum foi lançado em 8 de abril de 1994.

Pantera – Far Beyond Driven

O Pantera estava vindo do caminho de dois álbuns excelentes, e o terceiro álbum poderia trazer uma novidade, poderia ficar mais comercial, mas eles fizeram de Far Beyond Driven um trabalho pesado e que repercutiu muito bem, alcançando a primeira posição da Billboard sem ter um single “grude” para realizar este feito. Ele foi lançado em 22 de março de 1994.

Pearl Jam – Vitalogy

Pearl Jam desafiou totalmente a mídia e a publicidade da época em não fazer todo o caminho de divulgação de um álbum: trabalhar single nas rádios, lançar clipe, fazer entrevistas, chegando a ter 5 milhões de cópias vendidas. Vitalogy também é um álbum que marca a composição e a direção criativa de Eddie Vedder. Ele foi lançado em 22 de novembro de 1994.

Soundgarden – Superunknown

Superunknown é um dos álbum mais completos do Soundgarden. Não foi à toa que Black Hole Sun alcançou os primeiros lugares nos Estados Unidos e ficou entre o top na Europa, sendo considerado muitas vezes como o hino do grunge. E se não bastasse isso, faturou um Grammy junto com Spoonman. A genialidade de Superunknown é tamanha que a Rolling Stone colocou ele na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos. Ele foi lançado em 8 de março de 1994.

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish