Top 5: álbuns que marcaram 1979

by Leandro Costa

Estamos aqui mais uma vez nesse quadro de álbuns icônicos, e 1979 não seria diferente dos demais. A curadoria para selecionar os 5 álbuns foi complicada mas isso é bom, pois mostra que esse foi um ano com uma safra muito boa de discos, então chega de enrolação e vamos para os álbuns:

1. Scorpions – “Lovedrive”

O sexto álbum da lenda do grupo de hard rock alemão Scorpions é considerado por muitos um marco, pois “Lovedrive” consolidou o estilo que fez com que a banda é hoje. Com pauladas como “Another Piece of Meat”, “Can’n Get Enough”, a própria faixa-título “Lovedrive” e a clássica “Holiday”, é um álbum fundamental para os amantes do bom rock pesado.

2. Journey – “Evolution”

Taí uma banda que sou apaixonado, Journey, e o álbum “Evolution” faz jus em sua aparição aqui no top 5. A estreia do icônico baterista Steve Smith não poderia ser em melhor hora, pois o disco é uma obra prima do AOR (ou Arena Rock) e tem faixas como “Lovin’,Touchin’,Squeezin”, “Just the Same Way” (que traz a participação o primeiro vocalista Gregg Rolie), a bela “Daydream” enfim, um disco impecável do início ao fim.

3. Supertramp – “Breakfast in America”

Os fãs do rock progressivo foram bem representados no ano de 79 (esperem até o final da lista), pois o clássico absoluto “Breakfast in America” do grupo britânico Supertramp foi lançado. Contendo a mais famosa música da banda, “The Logical Song” além da faixa título, o disco foi um estouro figurando nas paradas da Billboard e inclusive ganhando 2 Grammy em 1980. Destaque também para as músicas “Child of Vision”, a bela “Lord is it Mine” e “Goodbye Stranger”.

4. AC/DC – “Highway to Hell”

Com certeza você já ouviu alguma banda fechar o show nos barzinhos com a “Highway to Hell”, então, esse clássico faz parte do álbum de mesmo nome lançado em 1979 pelos australianos do AC/DC. Sexto álbum da banda (temos um padrão aqui), Highway to Hell é o último álbum de Bon Scott, e faz parte da lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Além da faixa título (que virou praticamente um hino da banda), o disco traz ainda “Girls Got Rhythm”, “Touch too Much”, “Get it Hot” entre outras porradas.

5. Pink FLoyd – The Wall

E pra fechar essa lista com chave de ouro, não poderia faltar um dos mais importantes álbuns não só do Pink Floyd mas também do rock progressivo. O conceitual “The Wall” é o décimo primeiro álbum do grupo britânico e foi lançado como álbum duplo. O disco fala da história do personagem “Pink”, baseado no vocalista e baixista Roger Waters, e teve uma adaptação cinematográfica em 1982 (filme com o mesmo nome). Além da trilogia “Another Brick on the Wall” (sendo a mais famosa a parte 2), o álbum traz as clássicas “Run like Hell” , “Confortably Numb” e Hey You”.

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish