Top 5: álbuns que marcaram 1970

by Alexandre Temoteo

O ano de 1970 certamente foi um marco na história da humanidade. Afinal de contas, tinhamos uma virada de decada, e que prometia trazer mudanças em vários segmentos da sociedade. Claro que o mundo da música, e em específico o cenário do Rock, não poderia ficar de fora. Hoje, trazemos cinco obras impactantes daquele ano inesquecível.

Black Sabbath

Até hoje me pergunto se Ozzy, Toni, Geezer e Bill tinham noção do impacto que o primeiro disco do Black Sabbath causaria dali pra frente. Sim, houveram algumas coisas pesadas antes, mas é fato que naquele 13 de fevereiro, uma sexta feira, tínhamos o nascimento do Heavy Metal. A arte da capa já denunciava de cara que temas obscuros e pesados seriam a tona do trabalho, sem falar nas performances quase que alucinadas de Ozzy. Se hoje, 50 anos depois, a obra já causa um impacto, imaginem em 1970.

Black Sabbath – Black Sabbath
Data de Lançamento: 13 de fevereiro de 1970
Gravadora: Vertigo

Formação:
Ozzy Osbourne (vocais)
Tony Iommi (guitarras)
Geezer Butler (baixo)
Bill Ward (bateria)

Faixas:
“Black Sabbath”, “The Wizard”, “Behind the Wall of Sleep”, “N.I.B”, “Evil Woman”, “Sleeping Village”, “Warning”.

Deep Purple – In Rock

Tentarei explicar o impacto de “In Rock” com uma rápida história. Em 1970, um jovem britânico de apenas 12 anos teve acesso àquele trabalho. A audição literalmente mudou a mente daquele rapaz, principalmente a estreia do novo vocalista Ian Gillan. Tanto que aquele garoto decidiu ali mesmo, naquele dia, que seria um cantor de Rock. Seu nome era P. B. Dickinson. Creio que pelo sobrenome vocês já sabem de quem estou falando. Não a toa, “In Rock” marca a estreia daquela que é considerada a mais clássica e melhor formação do Purple.

Deep Purple – In Rock
Data de Lançamento: 3 de junho de 1970
Gravadora: Harvest (Europa, América do Sul e Oceania) e Warner (Estados Unidos, Canadá e Japão)

Formação:
Ian Gillan (vocais)
Ritchie Blackmore (guitarras)
Jon Lord (teclados)
Roger Glover (baixo)
Ian Paice (bateria)

Faixas:
“Speed King”, “Bloodsucker”, “Child in Time”, “Flight of the Rat”, “Into the Fire”, “Living Wreck”, “Hard Lovin’ Man”.

Led Zeppelin – III

Sem sombras nenhumas de dúvidas, o álbum foi um dos mais aguardados de 1970. Foi um grande sucesso comercial de cara logo após o lançamento e liderou as paradas de forma simultânea tanto no Reino Unido quanto nos Estados Unidos. Embora os críticos tenham ficado confusos com a mudança no estilo musical e tenham dado ao álbum uma resposta mista, a verdade é que “Led Zeppelin III” até hoje é reconhecido como um marco importante não só para a banda, mas um marco decisivo na história da música.

Led Zeppelin – III
Data de Lançamento: 5 de outubro de 1970
Gravadora: Atlantic

Formação:
Robert Plant (vocais)
Jimmy Page (guitarras)
John Paul Jones (baixo)
John Bonham (bateria)

Faixas:
“Immigrant Song”, “Friends”, “Celebration Day”, “Since I’ve Been Loving You”, “Out in the Tiles”, “Gallows Pole”, “Tangerine”, “That’s the Way”, “Bron-Y-Aur Stomp”, “Hats Off to (Roy) Harper”

UFO – UFO 1

O ano também marca a estreia de outro monstro sagrado do Rock, os ingleses do UFO. Primeiramente foi lançado na Inglaterra, mas somente um ano depois nos Estados Unidos. Ali a banda ainda não mostrava o poderoso Hard Rock que a consagraria apenas alguns anos depois, e isso pode justificar o fato que nem o lançamento britânico e nem o americano foram rankeados. Por outro lado, na Alemanha e Japão o sucesso foi praticamente imediato.

UFO – UFO 1
Data de Lançamento: 10 de outubro de 1970
Gravadora: Beacon

Formação:
Phil Mogg (vocais)
Mick Bolton (guitarras)
Pete Way (baixo)
Andy Parker (bateria)

Faixas:
“Unidentified Flying Object”, “Boogie for George”, “C’mon Everybody”, “Shake It About”, “(Come Away) Melinda”, “Timothy”, “Follow You Home”, “Treacle People”, “Who Do You Love?”, “Evil”

Lucifer’s Friend

Não muito difícil, podemos achar fãs que consideram o Lucifer’s Friend como os criadores do Heavy Metal, rivalizando com o Black Sabbath. Rivalidades a parte, a verdade é que essa turma da cidade de Hamburgo estreou naquele ano com um trabalho impactante até para os dias de hoje. Se criaram ou não o Heavy Metal pouco importa. O conselho que dou é que simplesmente coloque para tocar e aprecie a viagem musical desse primeiro álbum do Lucifer’s Friend.

Lucifer’s Friend – Lucifer’s Friend
Data de Lançamento: novembro de 1970
Gravadora: Philips

Formação:
John Lawton (vocais)
Peter Hesslein (guitarras)
Peter Hecht (teclados)
Dieter Horns (baixo)
Joachim Rietenbach (bateria)

Faixas:
“Ride in the Sky”, “Everybody’s Clown”, “Keep Goin”, “Toxic Shadows”, “Free Baby”, “Baby You’re a Liar”, “In the Time of Job When Mammon Was a Yippie”, “Lucifer’s Friend”.

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish