Top 5: álbuns que marcaram 1968

0
2

Continuando com nosso quadro de melhores álbuns, 1968 também foi um ano muito marcante para a história do rock. De álbuns de estreia de bandas icônicas até possíveis precursores do heavy metal, foi difícil selecionar só cinco álbuns mas, vamos lá!

1. Deep Purple – Shades of Deep Purple

O álbum de estreia de uma das bandas mais influentes para o hard rock\heavy metal. Trazendo já de cara o clássico “Hush” e recheado de covers, como “Hey Joe” do Hendrix e “Help” dos The Beatles, o Deep Purple já apresenta o peso que seria referência para muitas bandas do rock “pauleira”. A formação da banda nesse disco era:

Rod Evans (voz)
Ritchie Blackmore (guitarra)
Nick Simper (baixo)
Jon Lord (orgãos/teclado)
Ian Paice (bateria)

2. Steppenwolf – Steppenwolf

Você pode não conhecer o nome da banda, mas com certeza absoluta conhece um dos maiores hinos do rock, a “Born to be Wild”, que junto com a música “The Pusher”, foram músicas temas do filme Easy Rider (de 1969), que tem nomes como Jack Nicholson no elenco. Um álbum sensacional que vai do blues ao rock psicodélico que vale a pena conferir.

John Kay (voz, guitarra, gaita)
Michael Monarch (guitarra)
Goldy McJohn (piano, orgão)
Rushton Moreve (baixo)
Jerry Edmonton (bateria, percussão)

3. Blue Cheer – Vincebus Eruptum


Esse álbum é considerado como um dos primeiros do heavy metal, principalmente pela música “Summertime Blues”. A banda mesmo dizia que seu objetivo era “pegar o blues e distorcer até se tornar irreconhecível”. O álbum tem petardos como “Doctor Please” e “Partchment Farm” é obrigatório pra quem quiser conhecer o provável bisavô do metal (até antes mesmo de Black Sabbath).

Dickie Peterson (baixo, vocal)
Leigh Stephens (guitarra)
Paul Whaley (bateria)

4. Creedence Clearwater Revival – Creedence Clearwater Revival

O álbum homônimo de estreia do grupo Creedence Clearwater Revival não poderia ficar de fora. Com elementos de folk e blues, o grupo californiano emplacou hits como “I Put a Spell on You”, “Suzie Q” contém outras ótimas canções como a bluesera “Get Down Woman” e “The Working Man”.

Doug Clifford (bateria e baixo)
Stu Cook (baixo e bateria)
John Fogerty (guitarra e vocal)
Tom Fogerty (guitarra rítmica vocal)

5. The Beatles – The Beatles

Também conhecido como White Album, é o décimo álbum de estúdio dos Beatles e saiu como disco duplo. Recheado de clássicos (como não poderia ser diferente), temos aqui “Blackbird”, “While my Guitar Gently Weeps”, “Helter Skelter”, além da divertida e esquisita “Wild Honey Pie” (que contém só 52 segundos. Um detalhe é que, “Helter Skelter” também é creditada com uma das primeiras músicas heavy metal. Álbum indispensável para fãs de rock e principalmente de Beatles.

John Lennon (voz, guitara)
Paul McCartney (voz, baixo)
George Harrison (voz, guitarra)
Ringo Starr (bateria, voz)