Slayer: Banda realizou seu último show e Tom Araya se despede dos palcos com emoção

by Marcio Machado

Milhares de fãs do Slayer testemunharam o último show da banda no The Forum, em Inglewood, Califórnia, na noite de sábado (30 de novembro), durante a segunda das duas últimas datas da turnê, apelidada de “The Final Campaign“.

No final do set de Slayer, o baixista/vocalista Tom Araya se dirigiu à multidão, agradecendo aos fãs do grupo por apoiarem ele e seus colegas de banda por quase quatro décadas. “Obrigado. Muito obrigado. Quero agradecer por compartilhar seu tempo conosco. O tempo é precioso. Então, obrigado por compartilhar esse tempo conosco. Obrigado. Vou sentir saudades de vocês. Mas a coisa mais importante pela qual quero agradecer fazendo parte da minha vida. Obrigado. Boa noite. Vocês estejam seguros.

A última turnê mundial do Slayer começou em 10 de maio de 2018 com a intenção da banda de tocar o maior número possível de lugares, para facilitar para os fãs assistirem um último show e se despedirem. Quando a jornada de 18 meses terminou no Forum, a banda havia completado sete trechos da turnê, além de uma série de grandes festivais de verão únicos, realizando mais de 140 shows em 30 países e 40 estados dos EUA. A última turnê mundial do Slayer foi um passeio selvagem. Três motoristas de ônibus, quatro motoristas de caminhão e uma tripulação de 32 pessoas viajaram por todo o mundo para preparar o cenário para essa despedida. Na maioria dos shows, o especialista em piro do Slayer deteve 160 libras de propano e 10 litros de álcool isopropílico a 99%, levando o revisor do Phoenix New Times a comentar sobre as “pirotecnias que podem ser sentidas até dez fileiras atrás do palco”.

Em Toronto, um fã obstinado foi expulso do show antes do Slayer subir ao palco, então pulou no lago Ontário (que circunda a Arena Budweiser) e nadou de volta ao local. Jay Cridlin, do Tampa Bay Times, escreveu: “Começando com o abridor de aceleração ‘Repentless‘, o SLAYER atravessou o set como um barco de cigarro em chamas no rio Styx, queimando um círculo vicioso no palco“, e Gary Graff, de Detroit, observou em sua resenha de Oakland Press, os “10.000 headbangers que pularam o final de ‘Game Of Thrones’ para homenagear o quarteto pioneiro“. “A pura fisicalidade do show era algo para se ver e era mais uma indicação de que, embora a banda possa chamar de carreira, eles estão no topo, tocando no seu melhor absoluto“, escreveu Andy Lindquist para o SF Sonic.

Araya falou sobre sua possível aposentadoria em uma entrevista em 2016 com a Loudwire. Ele disse: “Aos 35 anos, é hora de receber minha pensão. [Risos] Esta é uma mudança de carreira“. Ele continuou: “Sou grato por estarmos lá por 35 anos; isso é muito tempo. Então, sim, para mim é. Porque quando começamos, tudo estava ótimo, porque você é jovem e invencível, e chegou um momento em que eu me tornei um homem de família, e passei um tempo difícil voando de um lado para o outro. E agora, nesta fase, no nível em que estamos agora, posso fazer isso; posso voar para casa quando eu quero, nos dias de folga e passar algum tempo com minha família, o que é algo que eu não era capaz de fazer quando meus filhos estavam crescendo. Agora eles são mais velhos e maduros. vantagem disso. Sim, fica cada vez mais difícil voltar à estrada. 35 anos é muito tempo“.

Tom também revelou outro motivo para sua diminuição na vida em turnê. Ele disse: “Há coisas que aconteceram na minha vida que me fizeram mudar a maneira como toco o baixo. Eu fiz uma cirurgia no pescoço, então não posso mais bater cabeça. E isso foi uma grande parte do que eu gostei de fazer o que eu faço – cantando e batendo cabeça. Eu gostei de saber que eu era um dos headbangers mais fodas. Isso desempenhou um papel importante. Agora eu só gosto da música, o que é legal, porque eu estou gostando da música e da sensação das músicas, então isso mudou um pouco para mim.

A despedida do Slayer contou com duas passagens pelo Brasil, uma durante o Rock in Rio e outra nos palcos de São Paulo.

Você confere a despedida de Tom no vídeo abaixo:

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish