Indiscutivelmente um dos maiores e mais icônicos guitarristas da história do Rock, sendo integrante de uma banda de sucesso mundial e com uma carreira solo muitíssimo bem sucedida, além de parcerias com grandes nomes da música… este é Slash! Estranhamente, muita gente insiste em dizer que tamanho status conferido ao músico é exagerado e que existe uma superestimação acerca do mesmo, gerando sempre discussões e comparações com outros guitarristas ditos mais virtuosos, o que acaba por difundir mais ainda a ideia torta de que pra ser bom, o sujeito precisa tocar zilhões de notas por segundo e dominar o maior número possível de técnicas absurdamente apuradas e diferenciadas. Ao longo de minha vida como músico e professor, pude observar que grande maioria dos estudantes passam por três fases:
1. Não tem muita noção do que é realmente um bom músico e qualquer acrobacia circense feita com a guitarra o impressiona. O sujeito acha que somente quem consegue tocar com a guitarra nas costas enquanto fuma um cachimbo pelas orelhas e atende o celular com os pés é digno de ser apreciado e respeitado.
2. O sujeito começa a estudar pra valer e aos poucos entende que existe diferença entre circo e música, mas ao mesmo tempo menospreza os demais músicos menos virtuosos à medida em que vai ganhando velocidade e destreza. Todos os músicos da sua banda são meros subordinados e escadas pro solo dele aparecer. Quanto mais a guitarra soar como uma perua com TPM melhor!
3. Finalmente a criatura começa a compreender que o que existe entre os instrumentos numa música é uma conversa, onde cada um tem seu momento de falar, e que cada nota dentro de um solo ou harmonia, tem uma função, além de entender que velocidade sem dinâmica, precisão, noção de espaço e tempo ou bom senso melódico e harmônico não significam nada.
E sem mais delongas, vamos aos momento do cara!
Aos 4:21 o destroço começa, não com velocidade nua e crua do início ao fim, mas respeitando cada momento e criando o devido clima. Nenhuma nota é em vão.
https://www.youtube.com/watch?v=OqTA56y25U0
Aqui a amostra soberba de virtuosismo inicia-se aos 1:31, não tem como não enlouquecer com esse solo, que é certamente o momento mais esperado por qualquer pessoa que ouça essa faixa.
Em Paradise City, uma das mais conhecidas da banda, Slash simplesmente estraçalha o braço da guitarra dos 5:16 até os 6:09, sendo que dentro desta composição, há várias outras partes marcantes, não pela velocidade, mas pela beleza das melodias.
https://www.youtube.com/watch?v=SNcViNwac0I
Embora não tão conhecido, o solo de Back Off Bitch é um dos mais belos compostos pelo guitarman, mixando muito bem os momentos mais rápidos com aqueles em que uma nota apenas se destaca frente à harmonia.
O que faz um bom músico acima de tudo, não é simplesmente seu virtuosismo, mas sim sua capacidade de se inserir no meio em que transita e entregar sempre músicas bem feitas e que fiquem na cabeça de quem as ouve, Slash é exemplo vivo e atuante disso e todos os guitarristas deveriam respeitá-lo e estudá-lo