Rock N’ Movie #13: Ruído das Minas (2009)

by Jéssica Alves
Ruído das Minas

Muito além da música, o rock já foi tema por diversas vezes no cinema em cinebiografias, comédias, documentários ou ficções. E o quadro Rock N’ Movie aborda sobre produções que celebram o estilo, seja pela paixão dos fãs da música ou sobre vida de grandes astros.

Os documentários são importantes não apenas para retratar a vida de grandes músicos, mas também para registrar momentos importantes na história, como o filme de hoje, Ruído das Minas (2009).

Nesta obra, dirigida por Filipe Sartoreto, o destaque é a cena underground da cidade de Belo Horizonte (MG), a capital do metal no Brasil, como ficou conhecida. Afinal, foi ali que surgiu o Sepultura maior expoente de nosso país e que ganhou renome mudial.

Mas claro que nem só de Sepultura vive a história do metal mineiro. WitchhammerSextrash, OverdoseHolocausto e o clássico Sarcófago também moldaram a cena undergound de BH na década de 80. Aliás toda a essência é capturada por meio de depoimentos de membros das bandas e você sente como era o clima da época.

O documentário percorre por pontos importantes da capital mineira, como o bairro Santa Tereza, berço dos irmãos Max e Iggor Cavalera, narrado com com depoimentos de Paulo Xisto.

Ruído das Minas é resultado de um trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E essa informação pode causar até surpresa em alguns espectadores, pois o trabalho é muito profissional e de qualidade.

Ele conseguE mostrar o impacto da cena mineira no heavy metal mundial, mostrando a chegada do material estrangeiro no Brasil e a dificuldade na sua obtenção. Também apresenta o impacto da Cogumelo, loja de discos e gravadora de grande importância para a explosão da cena metal em BH.

E claro que a famosa treta entre Sepultura e Sarcófago não ficaria de fora. Mesmo que aparentemente possa ser mostrada de forma explícita, faz entender como os nervos eram à flor da pele naquele período.

Ruído das Minas vale a pena ser visto para todo fã de heavy metal, especialmente quem curte o lado mais extremo. Um marco no metal brasileiro que merece ser relembrado.

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish