Roadie Metal na Fronteira do Desconhecido #25: Death Metal Melódico

by Pedro Henrique

Bem vindos a mais um episodio de Na Fronteira do Desconhecido, hoje vamos falar de mais um gênero do metal extremo que não é muito bem visto por alguns fãs, o Death Metal Melódico, que assim como o Black Metal Melódico, sofre um certo preconceito pelos fãs mais fervorosos do Death Metal, apesar de na Europa estar em grande destaque, muitos ainda torcem nariz.

Historia

Como já foi dito no quadro onde falamos sobre Melodic Black Metal, o Melodic Death Metal começou na Suécia na cidade de Gothenburg, era conhecido como Gothenburg Melodic Death Metal, lá vieram as pioneiras do gênero como In Flames, Dark Tranqulity  e At The Gates no inicio dos de 1990s sendo as primeiras bandas a lançar um álbum do gênero. Jesper Stormblad guitarrista e fundador do In Flames, disse que a ideia era compor musicas que misturassem a melodia do Iron Maiden com brutalidade do death metal, que era algo que ninguém fazia na época.

Mas o Death Metal Melódico ficou mais conhecido quando uma banda da Inglaterra chamada Carcass, lançou em 1994 o álbum “Heartwork”, que ficou conhecido como um dos álbuns mais importantes do gênero.

O gênero acabou ficando mais forte na Suécia, mais bandas foram surgindo e se modernizando cada vez mais, Amon Amarth (apesar de muitos considerarem Viking Metal por causa da temática), Arch Enemy, Soilwork, e até mesmo o Hypocrisy que antes tocava Death Metal tradicional passou a fazer Death Metal mais melódico.

Nos EUA o gênero não fluiu muito, tanto que apenas duas bandas podem ser citadas como referencia, que são, Deathklok (banda que inicialmente era fictícia criada para desenho Metalocalypse) e The Black Dahlia Murder.

Na Finlândia pode ser citado as bandas Wintersun, Children Of Bodom e Kalmah, que já trazem elementos sinfônicos e modernos.

Cenário Brasileiro:

Assim como o Black Metal Melodico, o Death Metal Melodico é bem Underground no Brasil, e não bem visto por muitos fãs do gênero tradicional, então não é fácil encontrar bandas do estilo. Mas podemos citar bandas recentes formadas depois de 2010 como D.A.M. e Morbid Prophecy.

Características:

Afinação baixas, guitarras mais harmonizadas, vocal gutural, vocais guturais com High Pitched ( conhecido também como gutural rasgado)

Principais álbuns:

In Flames:  Lunar Strain (1994) Jester Race (1996)

Dark Tranquility: Skydancer (1993) The Gallery (1995)

At The Gates: The Red Sky Is Ours (1992) Slaugther of the Soul (1995)

Carcass: Heartwork (1994)

Amon Amarth: Once Sent from The Golden Hall (1998)

Arch Enemy: Stigmata (1998)

Hypocrisy: The Fourth Dimension (1994) Abdcuted (1996)

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish