Roadie Metal Na Fronteira do Desconhecido #23: Horror Punk

by Jéssica Da Mata

Nesta edição, falaremos sobre o subgênero Horror Punk, que não pode ser confundido com o Punk, vai bem além disso. Se você gosta de filmes de terror e rock, então este estilo vai te agradar bastante, continue a leitura.

Histórico

Este conto de terror começa com a banda americana Misfits formada em 1977. As letras falavam sobre horror, criaturas maléficas, zumbis, violência, etc. O que não era comum para bandas de Punk da época. Após diversas mudanças na formação da banda e confusões, a banda retorna com uma nova formação que fez bastante sucesso. Fizeram turnês em diversos países e participações em vários filmes.
Logo após o Misfits, começaram a surgir bandas do mesmo estilo no mundo inteiro, mas ainda não havia um termo específico para o gênero. Em 2003, a gravadora Fiend Force Records da Alemanha (administrada pelo vocalista da banda The Other), reuniu bandas que misturavam Punk Rock com letras e visual baseados em filmes de terror do mundo todo para uma coletânea. O nome escolhido para esta compilação foi “This Is Horror Punk” e desde então, essas e outras bandas ficaram conhecidas como “Horror Punk”. Existe até uma coletânea com bandas brasileiras chamada “Isto é Horror Punk Brasil”.


Características

– O som geralmente lembra o Punk Rock, muitas vezes com bastante backing vocals. Outras tem influência do rock dos anos 50 e também o Rock’n”Roll, algumas misturam com o gótico e outras o Metal. Musicalmente falando, as bandas variam bastante.

– Na maioria das bandas de Horror Punk, o visual é muito importante, isto se deve principalmente pela estética adotada pelo Misfits na segunda formação.

– A temática abordada nas letras é a principal característica de bandas deste gênero. Filmes de terror, personagens macabros, zumbis, e algumas ainda tratam destes temas de forma mais bem humorada.

O Cenário Brasileiro

Uma das primeiras bandas de Horror Punk no Brasil é a Zumbis do Espaço, formada em 1996, combina Punk Rock, Metal e Rockabilly.
Outras bandas brasileiras: Nekrotério, Rambones, Diabos Mutantes, Rádio Cadáver, Realife (banda de Goiânia que está para lançar seu primeiro álbum, com mais influência de Metal).

Recomendação de álbuns

Misfits – America Psycho (1997), Static Age (1997) e Famous Monsters (1999)
The Other – Tales Of The Order: The Comic (2007), New Blood (2010) e The Devils You Know (2012)
The Crimson Ghosts – Dead Eyes Can See (2008), Generation Gore (2010)


Bloodsucking Zombies From Outer Space – Monster Mutant Boogie (2008), Decade of Decay (2012) e Toxic Terror Trax: Music for the Post-Apocalypse (2014)
Murderdolls (banda de Joey Jordison, baterista do Slipknot) – Beyond The Valley Of The Murderdolls (2002)
Grave Robber – Be Afraid (2008), Exhumed (2010) e You’re All Gonna Die! (2011)

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish