Roadie Metal Cronologia: Van Halen – Van Halen II (1979)

Eddie Van Halen gravou seu nome na história como integrante da listagem dos grandes guitarristas. Junto com seu irmão, Alex Van Halen, criou uma das mais conhecidas bandas de Hard Rock. Desde o começo o Van Halen já pavimentava o caminho para o Rock n’ Roll, o Hard Rock e até para o Heavy Metal.

Gravado em apenas 3 semanas, “Van Halen II” (1979) foi lançado um ano após o espetacular álbum de estreia homônimo. Algumas de suas músicas já figuravam em demos de 1976 e 1977, o que explica o álbum apresentar uma sonoridade madura, apesar de ser uma das primeiras gravações do quarteto. A produção foi assinada por Ted Templeman, que conseguia nivelar os egos e tirar o melhor da dupla Eddie e David Lee Roth (vocais).

View post on imgur.com

As músicas, técnicas e composições, tudo serve de inspiração para bandas que continuam surgindo. Considerado um dos álbuns mais importantes de Rock, foram vendidas mais de 5 milhões de cópias só nos Estados Unidos, entrando para história como um dos discos mais vendidos no mundo. Estrelou listas de top 100 e 50 e 20 em países como Reino Unido, Austrália e Suécia.

Pra quem tem entranhado na mente a associação de Hard Rock com as bandas Glam (de batom e salto alto), “Van Halen II” é um presente. É um espetáculo instrumental, as guitarras são precisas e funcionam muito bem com os vocais do David Lee Roth – e que às vezes eu consigo jurar que estou ouvindo o John Bush, se isso acontece com mais alguém, me comuniquem!

Até hoje um disco atual e simples, “Van Halen II” é composto por 10 músicas, em inacreditáveis 30 minutos. Do começo ao fim esse é um álbum que valoriza a banda, não é apenas uma vitrine para peripécias nas 6 cordas. Eddie Van Halen utilizou amplificadores sobrecarregados para atingir os timbres mais espessos, ao mesmo tempo em que Michael Anthony utilizou amplificadores menores que o normal para obter um baixo soando mais afiado, com mais brilho (quase Funk). Os vocais de Roth fazem um par perfeito com os riffs quase galopados. Alex Van Halen tem uma bateria solta, charmosa e quase sacana formando uma parede para os solos, não fica nenhum espaço vazio e nada é desperdiçado.

View post on imgur.com

É um dos melhores álbuns de Hard Rock para se ouvir: é atemporal (você não se confunde e tampouco lembra Poison, Aerosmith, Def Leppard ou Bon Jovi) e é original (apesar de todas as influências e técnicas clichês, a identidade da banda está viva em cada faixa).

Definitivamente esse é um dos discos do Van Halen que mais gosto, talvez um dos meus favoritos de Hard Rock.

Formação:
David Lee Roth (vocal);
Eddie Van Halen (guitarra);
Michael Anthony (baixo);
Alex Van Halen (bateria).

Faixas:
01. You’re No Good (escrita por Clint Ballard, Jr.)
02. Dance the Night Away
03. Somebody Get Me a Doctor
04. Bottoms Up!
05. Outta Love Again
06. Light Up the Sky
07. Spanish Fly (instrumental)
08. D.O.A.
09. Women in Love…
10. Beautiful Girls

Compartilhe:

Tags

Sobre: Fabio Lopes

Fabio Lopes

Apaixonado por música e sempre em busca de novos sons. Músico e produtor em formação.

Você talvez também goste...

Comentários

Siga-nos!

Comentários Recentes

Siga-nos os bons!