Roadie Metal Cronologia: Van Halen – 1984 (1984)

Considerado por muitos como um grande clássico do Van Halen, “1984” marca a saída do vocalista Dave Lee Roth da banda e também foi o primeiro a ser gravado no estúdio particular de Eddie Van Halen, o 5150. “1984” deu um maior destaque para os teclados, tocados pelo citado guitarrista.

O disco foi bem-sucedido em sua vendagem nos EUA, ficando atrás apenas de “Thriller” do Michael Jackson. Além disso, os singles “Jump”, “Panama”, “I’ll Wait” e “Hot for Teacher”, lançados em épocas diferentes, atingiram boas marcas nas paradas de sucesso, estando em 1º, 13º e 56º lugares respectivamente.

A faixa-título abre “1984” já com um extenso uso dos sintetizadores. “Jump” vem na sequência e, apesar do ritmo ter sua dose de empolgação, os teclados acabam tornando a música um pouco datada. A seguinte, “Panama”, tem uma pegada mais Hard Rock que a torna um tanto mais interessante que a anterior.

“Top Jimmy” é bem fraquinha, pois dá a impressão de que está faltando alguma coisa para engrenar. “Drop Dead Legs” tem um groove diferente e um excelente solo de Eddie Van Halen. A irreverente “Hot for Teacher” é uma das melhores do álbum, com muito peso e velocidade. O refrão é bem viciante e Alex Van Halen tem uma grande performance na bateria.

Em “I’ll Wait” o uso de sintetizadores dá um outro ar à música, por incrível que pareça. Não soa tão exagerado quanto no começo do disco e deixa a faixa mais legal de se ouvir. “Girl Gone Bad” e “House of Pain” fecham o disco com mais uma boa dose de Hard Rock.

Apesar de um certo exagero em relação aos sintetizadores em determinados momentos, “1984” é um bom disco de Hard Rock e que agrada a quem já curte o estilo. Sem mais.

Formação:
David Lee Roth (vocal);
Eddie Van Halen (guitarra e teclado);
Michael Anthony (baixo);
Alex Van Halen (bateria).

Faixas:
01. 1984 (instrumental)
02. Jump
03. Panama
04. Top Jimmy
05. Drop Dead Legs
06. Hot for Teacher
07. I’ll Wait
08. Girl Gone Bad
09. House of Pain

Compartilhe:

Sobre: Carlos Acioli

Carlos Acioli

Recifense, fã de metal desde os 13 anos de idade. Teve sua iniciação com o clássico álbum ao vivo do Iron Maiden no Rock In Rio de 2001. Gosta de várias vertentes da música pesada.

Você talvez também goste...

Comentários

Siga-nos!

Comentários Recentes

Siga-nos os bons!