Roadie Metal Cronologia: UFO – Lights Out – (1977)

by Roadie Metal

Dois meses de produção no Air Studios, em Londres, oito faixas — sendo uma delas um cover de “Alone Again Or” da banda LOVE —, foram suficientes para o UFO, um dos nomes mais importantes e influentes do Hard Rock mundial na década de 1970, forjar um álbum simplesmente espetacular.

Pouco mais de 30 minutos de música — tempo extremamente curto para os padrões da atualidade —, que já começam com a avassaladora “Too Hot To Handle”. Michael Schenker dá uma aula de guitarra, com riffs e solos certeiros. O estreante Paul Raymond, guitarrista e tecladista, também mostra a que veio e brilha em vários momentos do disco, como, por exemplo, na belíssima melodia da balada “Try Me”. Vale ressaltar a interpretação vocal de Phill Mogg na faixa: magistral.

A faixa-título é, com toda certeza, um dos grandes destaques do álbum e influenciou nomes como Iron Maiden, principalmente no trabalho de guitarras, que trazem as características “cavalgadas” que se tornaram famigeradas através das músicas da Donzela de Ferro. Aliás, o UFO foi uma das maiores influências do que se convencionou chamar de New Wave of Britsh Heavy Metal, e “Lights Out” toma conta de boa parte dessa influência.

Vale a pena mencionar ainda a épica “Love to Love”, que encerra o disco de forma digna de aplausos. Uma faixa muito bem construída, repleta de elementos e uma diversificação rítmica invejável. Bela, melódica, mas, ainda assim, pesada. Composição que fecha um disco excelente e que apenas reafirma a qualidade de composição dos caras.

A arte de capa de “Lights Out” traz o interior da Battersea Power Station (Usina Termelétrica de Battersea), localizada às margens do Rio Tamisa, em Battersea, no sudeste de Londres, porém, hoje, desativada. A mesma usina, entretanto seu lado externo, está na capa do disco Animals do pink Floyd. Ambas as capas foram criadas por Storm Thorgerson e a equipe da Hipgnosis, estúdio gráfico renomado e que tomou conta das artes de capas na década de 1970.

“Lights out” atingiu a posição 23 na Billboard e conquistou o sempre concorrido mercado norte-americano, colocando a banda em um novo patamar. Um discaralhaço!

Faixas:

1 – “Too Hot To Handle”

2 – “Just Another Suicide”

3 – “Try Me”

4 –  “Lights Out”

5 – “Gettin’ Ready”

6 – “Alone Again Or”

7 – “Electric Phase”

8 – “Love To Love”

Formação:

Phill Mogg (Vocais)

Michael Schenker (Guitarras)

Paul Raymond (Guitarras/Teclados)

Pete Way (Baixo)

Andy Parker (Bateria)

 

9.0
  • 9/10
    - 9.0/10
9/10

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish