Roadie Metal Cronologia: Soulfly – Ritual (2018)

by Roadie Metal

Muito peso, muito groove e doses cavalares de um Metal moderno de primeira. ‘Ritual’ é, sem sombra de dúvidas, um excelente álbum na extensa (já são 11 discos de estúdio) discografia do Soulfly! Após dois trabalhos, digamos, regulares ‘Savages’ (2013) e ‘Archangel’ (2015), eis que o quarteto liderado por Max Cavalera nos brinda com um dos melhores discos de 2018. Sem exageros.

Este é o álbum de estreia do baixista Mike Leon — que entrou em 2015. Completam a “tribo” o guitarrista Marc Rizzo, já velho companheiro de Max, e o baterista Zyon Cavalera, um dos filhos do ex-frontman do Sepultura. E como tem tocado bem esse garoto, que evoluiu muito no instrumento. Além desse time, ‘Ritual’ tem as participações especiais de Randy Blythe, vocalista do Lamb of God, em “Dead Behind the Eyes”, e Ross Dolan, vocalista do Immolation, em “Under Rapture”. Ambas excelentes faixas.

O álbum é pesado ao extremo, em alguns casos flertando com o Death Metal, como, por exemplo, em “The Summoning” e “Evil Empowered”, faixas que mostram que a intenção de Max fui fugir um pouco dos experimentalismos que vira e mexe estão presentes nos trabalhos da banda. Essa foi a primeira vez que o Soulfly trabalhou com o produtor Josh Wilbur (Lamb of God, Trivium, All That Remains). E o cara fez uma produção de primeira, deixando todos os instrumentos pesadíssimos e nítidos. A sonoridade mais crua dos dois álbuns anteriores foi deixada de lado e aqui a pegada é outra. Graves na cara.

Talvez a única faixa que remete à sonoridade dos primeiros anos de banda seja justamente a faixa-título, que é excelente, por sinal. Com um refrão forte, grudento e riffs muito bem executados. Max é um compositor e tanto, não há discussão quanto a isso, além de ser um dos nomes mais influentes e da música pesada mundial. Não é sempre que ele acerta, claro, mas quando o faz, nós, fãs de Metal, ganhamos. E ‘Ritual’ pode ser comemorado. Lançado pela Nuclear Blast, no Brasil o disco ganhou uma versão da Shinigami Records. Puta disco foda!

Faixas:
01. Ritual
02. Dead Behind the Eyes (feat. Randy Blythe)
03. The Summoning
04. Evil Empowered
05. Under Rapture (feat. Ross Dolan)
06. Demonized
07. Blood On The Street
08. Bite the Bullet
09. Feedback!
10. Soulfly XI

Formação:
Max Cavalera (guitarra e vocal)
Marc Rizzo (guitarra)
Mike Leon (baixo)
Zyon Cavalera (bateria)

9/10

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish