Roadie Metal Cronologia: Scorpions – Return To Forever – (2015)

by Roadie Metal

Meio século de carreira. Esse era o período comemorado pelos alemães do Scorpions no momento em que lançaram, em 2015, o décimo oitavo disco da banda. Meio século. Uma marca que não é para qualquer um. “Return To Forever” está longe de ser um clássico. Muito longe. Mas tem seus bons momentos.

O álbum é um misto de composições antigas, não utilizadas anteriormente pela banda, e canções compostas pouco antes de seu lançamento. Em entrevista à revista Roadie Crew, à época da divulgação do trabalho, o guitarrista Matthias Jabs diria que “enquanto trabalhávamos nas regravações de ideias antigas, todos foram dando muitas ideias novas, incluindo os produtores. Com isso, eu diria que o disco é metade composto de ideias inéditas e metade de velhas ideias regravadas. O disco passa a sensação de ser completamente inédito, mesmo considerando o fato de a intenção inicial ser ressuscitar ideias da década de 80”.

Produzido pela dupla Mikael Nord Andersson e Martin Hansen, “Return To Forever” traz uma sonoridade calcada no Hard Rock, claro, mas com uma pitada de modernidade. Algo que a banda já vinha fazendo em seus lançamentos anteriores. São 12 faixas na versão regular, mas o grupo gravou 19 faixas no total. Algumas foram lançadas na versão japonesa.

O disco começa muito bem. A abertura com “Going Out with a Bang” é forte e a sequência com “We Built This House” e “Rock My Car” seguram o ritmo lá em cima. Ponto positivo para os alemães. Aí vem a primeira balada, “House of Cards”. Até aí, tudo bem, até porque a banda sempre foi conhecida por suas baladas. E “House of Cards” é uma das boas.

Outros destaques ficam para “Rock ‘n’ Roll Band”  e “The Scratch”, que possui excelentes riffs. O restante não empolga tanto, mas não estamos falando de músicas ruins, apenas estão abaixo do que a banda já fez. Mas os destaques que citei realmente são muito bons e valem a audição.

Faixas:
01. Going Out with a Bang
02. We Built This House
03. Rock My Car
04. House of Cards
05. All for One
06. Rock ‘n’ Roll Band
07. Catch Your Luck and Play
08. Rollin’ Home
09. Hard Rockin’ the Place
10. Eye of the Storm
11. The Scratch
12. Gypsy Life

Formação:
Klaus Meine (vocal);
Rudolf Schenker (guitarra);
Matthias Jabs (Guitarra);
Pawel Maciwoda (baixo);
James Kottak (bateria).

7/10

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish