Roadie Metal Cronologia: Ratos De Porão – Cada Dia Mais Sujo e Agressivo (1987)

by Fabrício Castilho

O terceiro disco dos Ratos de Porão “Cada Dia Mais Sujo e Agressivo”, lançado em 1987, foi concebido de forma quase que mediúnica. João Gordo (voz) após ter lido uma matéria no jornal “Folha de Minas” que trazia o Sepultura apontando o RDP como a melhor banda do Brasil, decide entrar em contado com os irmãos Cavalera para uma conversa.

Esse bate papo histórico rendeu alguns shows e também um contrato entre o selo do Sepultura (Cogumelo Records) e o RDP, ocasionando a gravação do já citado “Cada Dia Mais Sujo e Agressivo”. A amizade e relação entre os dois grupos acabou por formar o caráter sonoro do álbum, transformando o mesmo (a meu ver) num divisor de águas, já que uma pegada mais “Metal” e uma produção caprichada passou a ser uma constante na banda desde então.

Considero este disco o primeiro clássico do RDP, visto que ele exprime a atitude punk do grupo junto a um tornado de thrash metal/crossover. Suas doze faixas são repletas de muita ira e força, faixas que despejam sarcasmo e critica social na mesma intensidade que são executadas tecnicamente pelos músicos.

Posso destacar sem medo musicas como “Plano Furado”, que além de ser uma porrada sonora ainda traz uma excelente e justa crítica ao plano Cruzado (primeiro plano econômico nacional em larga escala desde o término da ditadura militar, o plano entrou em vigor um ano antes do lançamento do álbum), e também “Morte e Desespero” com um solo feito por Andreas Kisser e Backing vocals executados por Max Cavalera (Sepultura), faixas que aliás soam como as  mais competentes do disco.

Não posso deixar de citar a crítica anti- guerra de “Pensamentos de Trincheira” e a acides de “Crise Geral” que é composta por uma guitarra marcante e crua!

“Cada Dia Mais Sujo e Agressivo” foi sem dúvida o disco que começou a dar uma forma mais Hardcore/ Thrash Metal ao RDP, transformando o mesmo num marco para o estilo no país. Podemos também encontrar uma versão em inglês do álbum chamado “Dirty And Aggressive” cujo qual não conta com a faixa “Plano Furado”.

Histórico!

Membros:

João Gordo – vocais
Jão – guitarras
Jabá – baixo
Spaghetti – bateria

Faixas:

Tattoo Maniac
Plano Furado
Ignorância
Crise Geral
Morte e Desespero
Pensamentos de Trincheira
Peste Sexual
Sentir Ódio e Nada Mais

Assalto Na Esquina
Não Há/Outras Vidas
V.C.D.M.S.A

Untitled

  • 8/10
    - 8,0/10
8/10

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish