Roadie Metal Cronologia: King Diamond – Voodoo (1998)

by Jéssica Alves

No ano de 1998 o King Diamond lança seu 8º álbum de estúdio “Voodoo”, que segue a atmosfera macabra em seus álbuns conceituais. O trabalho, feito em paralelo ao então ativo Mercyful Fate, é musicalmente peculiar, em uma experiência única.

A história se passa em 1932, e narra um conto de terror ambientado em uma antiga casa colonial no rio Mississippi. Os Lafayettes se mudam para uma antiga mansão à beira do rio, onde surpreendentemente, há um cemitério em suas terras. Logo a nova família quer se livrar do cemitério e diversos mistérios ocorrem, envolvendo rituais de vodu.

É um típico disco de King Diamond, com riffs empolgantes, solos cortantes e cozinha eficiente. Em análise, o álbum todo, em cada música, é variável, sempre seguindo a história, que se torna um momento agradável de acompanhar. Cada canção representa representando um período dos dias da semana em que tudo acontece.

O peso do heavy metal, mesclando com momentos de brutalidade e o estridente agudo de King Diamond abrilhantam o trabalho, definindo o tom assustador da história. Um destaque para a faixa Sarah’s Night particularmente macabra com King Diamond narrando suas palavras em um tom assustador. A faixa seguinte, Exorcist tem um trabalho brilhante de guitarra que constrói um ritmo de alta dinâmica.

A faixa título “Voodoo”, tem batucadas que remetem ao ritual que acontece em um sábado de noite (com direito a um solo de Dimebag Darrell, do Pantera). Já “A Secret”, narra os acontecimentos, no domingo depois do ritual, os Lafayette decidem dar um fim ao velho cemitério.

Em resumo, apesar de ser um álbum que divide opiniões, “Voodoo” conseguiu um bom destaque de vendas na época em que foi lançado. É um disco que vale a pena ser conferido, especialmente para os fãs do inspirado artista.

Faixas

Louisiana Darkness

‘LOA’ House

Life After Death

Voodoo

A Secret

Salem

One Down Two To Go

Sending Of Dead

Sarah’s Night

The Exorcist

Unclean Spirits

Cross Of Baron Samedi

If They Only Knew

Aftermath

Banda

King Diamond — vocal, harpsichord, orgão, teclado
Andy LaRocque — guitarra elétrica e acústica, teclado
Herb Simonsen — guitarra
Chris Estes — baixo, guitarra acústica , teclado
John Herbert — bateria

8/10

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish