Roadie Metal Cronologia: Iced Earth – Tribute To The Gods (2002)

by Anderson Frota

A gravação de discos com repertório apenas de covers foi uma das muitas manias que dominaram o mercado fonográfico tempos atrás. Bandas como Metallica, Overkill e Napalm Death já investiram nesse formato e o Iced Earth também aproveitou sua oportunidade de homenagear suas influências.

Dependendo do rigor da informação, o álbum “Tribute To The Gods” pode ter seu lançamento atribuído ao ano de 2001 ou de 2002. Ocorre que, em 2001, o Iced Earth lançou um box chamado “Dark Genesis”, com seus três primeiros discos remasterizados, a sua primeiro demo, intitulada “Enter The Realm”, e, por fim, o presente tributo. Visando atender a demanda dos fãs que desejavam obter o material, mas não queriam investir em um box, a gravadora Century Media lançou o disco de forma individualizada em 2002.

374aca10

Avaliar um álbum de covers é algo que irá depender do grau de fidelidade que esperamos ouvir nas canções registradas. Ou somos puristas que queremos releituras fidedignas das obras, ou alimentamos a expectativa de que o artista irá reinterpretar as músicas, colocando sua própria personalidade em cada uma delas. Nesse aspecto, venceu aqui o lado da fidelidade das versões. Todas as músicas estão muito alinhadas com suas encarnações originais. Felizmente, o repertório é impecável, com clássicos de Judas Priest, AC/DC, Alice Cooper, Blue Oyster Cult, Iron Maiden, Kiss e Black Sabbath, com o saldo de faixas pendendo ligeiramente para o lado americano da força, provavelmente por uma questão de origem da banda que assina o disco.

O guitarrista e líder Jon Schaffer é um grande e declarado fã de Iron Maiden, então é natural que constem duas faixas da donzela, “The Number Of The Beast” e “Hallowed Be Thy Name”, mas provavelmente a mais fiel entre todas as interpretações presentes seja a de “Creatures Of The Night”, do Kiss, devido a semelhança entre os timbres de voz de Matthew Barlow e Paul Stanley. A macabra “Dead Babies”, de Alice Cooper coube como uma luva dentro do estilo do Iced Earth, bem como, pelas mesmas razões, “Black Sabbath”, da banda homônima.

Toda a qualidade com que o trabalho é apresentado não me afasta, porém, de posicionar-me entre aqueles que gostariam de ouvir um pouco mais de Iced Earth no meio de cada música. Na época em que esse disco (ou o box) foram lançados, a banda vinha em um crescendo de popularidade extremamente forte, alicerçado no sucesso dos álbuns “Something Wicked This Way Comes” e “Horror Show”, então estavam em condições de arriscar com alguma liberdade. Não foi o caso e esse disco, infelizmente, permaneceu por algum período como a melancólica despedida de Matthew Barlow da banda.

Os fatos ocorridos no histórico 11 de setembro de 2001 afetaram profundamente o vocalista, que, no momento da gravação do que viria a ser o disco seguinte, não conseguiu demonstrar ânimo com o trabalho. Os horrores fantásticos da música do Iced Earth não pareciam mais fazer sentido frente ao horrores do mundo real, e Barlow largou a carreira de músico para trabalhar como policial, só retornando ao Iced Earth em uma breve passagem, no ano de 2008, para a gravação do álbum “The Crucible Of Man: Something Wicked  Part 2”

“Tribute To The Gods” permanece, portanto, como um trabalho à parte, dentro da discografia da banda. Não deve, obviamente, ser a porta de entrada para ninguém que queira conhecer o Iced Earth, mas vale como uma interessante curiosidade.

Formação

Matthew Barlow – vocal

Jon Schaffer – guitarra

Larry Tarnowski − guitarra

James MacDonough − baixo

Richard Christy – bateria

Músicas

01.Creatures Of The Night

02.Number Of The Beast

03.Highway To Hell

04.Burnin’ For You

05.God Of Thunder

06.Screaming For Vengence

07.Dead Babies

08.Cities On Flame

09.Long Way To The Top

10.Black Sabbath

11.Hallowed Be Thy Name

  • 7/10
    - 7.0/10
7/10

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish