Roadie Metal Cronologia: Iced Earth – Night of the Stormrider (1991)

O ICED EARTH é um dos nomes mais fortes do Metal na atualidade. Até merecia mais sucesso do que tem, uma vez que seus trabalhos são sempre de alta qualidade, com músicas ótimas. Mas no início, a coisa já era assim?

Bem, uma ouvida na versão original de “Night of the Stormrider” mostra o quanto a banda poderia render, mas ainda está distante do que eles realmente poderiam fazer.

A mistura de Heavy Metal tradicional com uma pegada mais moderna e elementos de Thrash Metal, a essência que caracteriza o quinteto ainda estava em seu estágio embrionário. Ainda soa bruto e necessita de ser polido, mas já é possível ver que a banda estava indo em uma direção diferente do que foi delineado em “Iced Earth”.

A produção é dividida pelo líder do quinteto, Jon Schaffer, e o experiente Tom Morris. Tudo feito no Morrisound Studio, na Flórida, terra natal do quinteto. Óbvio que a sonoridade mostra qualidade para aquele momento onde o estúdio era a casa da porradaria Death Metal da região, bem clara e pesada. Poderia ser mais polida, mas está de bom tamanho.

Toda a força criativa da banda em “Night of the Stormrider” pulsa do ótimo trabalho de guitarras do disco. E sejamos francos: em vista de quem viria adiante, a voz de John Greely é boa, mas não consegue empatar com caras como Matthew Barlow ou “Ripper” Owens. Mas dá para o gasto.

Musicalmente bem trabalhado (uma das marcas registradas do grupo), “Night of the Stormrider” já traz alguns clássicos da banda, como “Pure Evil” (belíssimo trampo de guitarras, fora a base rítmica estar muito bem), além de “Stormrider” (cantada por Jon), “The Path I Choose”, e a forte “Desert Rain”. Óbvio que, como dito, ainda mostra o estágio embrionário do que a banda poderia render, mas está ótimo.

O hiato entre “Night of the Stormrider” e “Burnt Offerings” causou rumores que a banda havia se separado (o que o tempo mostrou ser falso), e dali em diante, o grupo cresceu em termos musicais e de popularidade.

Quem é fã da banda, não pode deixar de ter sua cópia do CD, tanto faz se for a original ou a remaster. O importante é que “Night of the Stormrider”, mesmo não sendo o melhor da banda, já merece aplausos e elogios.

Formação:
John Greely (vocal);
Randy Shawver (guitarra);
Jon Schaffer (guitarra, vocal em “Stormrider”, backing vocals);
Dave Abell (baixo);
Richey Secchiari (bateria).

Faixas:
01 – Angels Holocaust
02 – Stormrider
03 – The Path I Choose
04 – Before the Vision
05 – Mystical End
06 – Desert Rain
07 – Pure Evil
08 – Reaching the End
09 – Travel in Stygian

Comentários

Sobre: Marcos Garcia

Marcos Garcia

Formado em Física, Mestre em Geofísica, Marcos Garcia está no Metal desde 1983. Escreve sobre Metal desde 1993, com colaborações em várias revistas, sites e jornais.

Você talvez também goste...

Copyright© 2015 Roadie Metal - A Voz do Rock