Roadie Metal Cronologia: Carcass – Swansong (1996)

by Leandro Vianna

A importância do Carcass para a música extrema é algo que não pode e nem deve entrar em discussão. É uma dessas raras verdades absolutas. Também é indiscutível que Necroticism – Descanting the Insalubrious (91) e Heartwork (93) serem dois dos melhores álbuns da história do Death Metal. Por isso Swansong foi um choque para os fãs da banda, já que representou uma mudança considerável na sonoridade dos ingleses.

Exceto pelos vocais de Jeff Walker, praticamente mais nada remetia ao Death/Grind de outrora, já que Swansong é basicamente um trabalho de Heavy/Rock com um instrumental bem acessível, considerando o passado da banda. Sendo assim, o desapontamento dos fãs com o álbum era algo totalmente justificável, ao menos em um primeiro momento. Isso quer dizer que Swansong é um álbum ruim? Não. Digamos que um álbum ruim do Carcass equivale aos melhores momentos de 90% da maioria das bandas de Metal que estão por aí.

As canções aqui presentes mostram boa energia e uma pegada bem rock, que caminha lado a lado com influências latentes de Heavy Tradicional/NWOBHM. Não acredita? Escute “Tomorrow Belongs to Nobody” com atenção e vai notar uma dose de Judas Priest no seu instrumental, ou então as guitarras maidenianas em “R**k the Vote”, um dos pontos altos do trabalho. As guitarras entregam nos riffs melodias, e os refrões em boa parte pegam os ouvintes de primeira. Além das duas canções já citadas, vale a pena destacar “Keep On Rotting in the Free World”, com uma ótima linha de baixo, “Polarized”, “Don’t Believe a Word” e suas influências setentistas, e a ótima faixa de encerramento, a empolgante “Go to Hell”.

Swansong deu claras mostras que os integrantes do Carcass estavam cansados do Death metal e buscavam novos horizontes para sua música, por isso não foi surpresa quando após o lançamento do álbum, a banda optou por se dissolver, com Jeff, o guitarrista Carlos Regadas e o baterista Ken Owen formando uma nova banda, o Blackstar, que trafegava entre o Hard e o Heavy do final dos anos 70, algo relativamente próximo do que fizeram aqui.

Felizmente, para a sorte dos amantes do Metal, em 2007 o Carcass resolveu se reunir novamente, com direito a um novo álbum em 2013, mas isso já é história para outro dia.

Carcass – Swansong
Data de lançamento: 10 de junho de 1996
Gravadora: Earache Records

Tracklist:
01. Keep On Rotting in the Free World
02. Tomorrow Belongs to Nobody
03. Black Star
04. Cross My Heart
05. Childs Play
06. Room 101
07. Polarized
08. Generation Hexed
09. Firm Hand
10. R**k the Vote
11. Don’t Believe a Word
12. Go to Hell

Formação:
– Jeff Walker (vocal/baixo)
– Bill Steer (guitarra)
– Carlo Regadas (guitarra)
– Ken Owen (bateria

  • 7.9/10
    Roadie Metal Cronologia: Carcass - Swansong (1996) - 7.9/10
7.9/10

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish