Roadie Metal Cronologia: Bathory – Twilight of The Gods (1991)

by Leandro Costa

Os suecos do Bathory, conhecidos por serem os pais do Viking Metal, lançaram em 1991 o álbum “Twilight of the Gods”, o segundo dentro do gênero recém criado pela banda. Todas as faixas foram compostas e gravadas pelo Quorthon exceto pela faixa “Hammerheart”, e teve a produção e mixagem de Boss Forsberg.

Abrindo o álbum com a faixa título e seus 11 minutos (estamos acostumados com músicas mais diretas abrindo um disco), apresenta uma bela introdução de guitarra que vai crescendo, crescendo até atingir níveis épicos (é o que se espera de uma música tão comprida). É admirável a coragem da banda, já vale pontos pela coragem (e sim, a música é muito boa, apesar de meio arrastada).

Seguindo a fórmula de “Twilight”, “Through Blood by Thunder” inicia introspectiva mas já mostra a que veio, se mostrando mais direta, com uma melodia mais grudenta e um solo de guitarra muito bacana. O q não pode se dizer de “Blood and Iron”, com sua introdução gigante de violão (quase 2 minutos, apesar de ser muito bonita), segue a mesma fórmula apresentada até aqui, e com um refrão extremamente repetitivo.

“Under the Runes” tem até agora, o riff mais marcante do álbum, lembrando até um pouco Savatage (inclusive pela melodia da música). As faixas “To Enter Your Montain” e “Bond of Blood” segue exatamente a mesma fórmula de todas as músicas apresentadas até aqui, então seria redundância comentar dobre.

Iniciando introspectiva mas, diferente de todas as músicas do álbum, “Hammerheart” é quase um “louvor”, toda cantada com um clima épico e cinematográfico (eu sei que a temática é viking, mas me lembrou os filmes do Senhor dos Anéis).

E assim finalizo esse álbum fundamental para os fãs de viking metal (porquê de extremo esse álbum não tem nada), posso dizer que ele tem um clima épico que coloca seu imaginário dentro daquele cenário (por conta de referências que temos de filmes e séries) de guerra do período viking. Para meu gosto o álbum é repetitivo e muito arrastado (todas as músicas com andamento lento) mas que tem seu valor e importância, afinal criaram um gênero, e só pelo início audacioso e a faixa cinematográfica já vale a audição!

Bathory – Twilight of the Gods
Data de Lançamento:
29 de junho de 1991
Gravadora: Black Mark Production

Faixas:
01.Twilight of the Gods
02. Through Blood by Thunder
03. Blood and Iron
04. Under the Runes
05. To Enter your Montain
06. Bond of Blood
07. Hammerheart
08. Outro

Nota 8

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish